Papa da igreja cristã romana (125-136) nascido em Roma e foi indicado para substituir Sixto I, como o sétimo pontífice e depois de São Pedro e governou a Igreja em um período de paz, quando os imperadores Adriano e Antonino não publicaram editos de perseguição aos cristãos.
De origem grega, desenvolveu seu pontificado marcado por conflitos com as comunidades não cristãs. Embora os imperadores tenham publicado editos de certa forma generosos com relação aos cristãos, os pagãos não descansavam em acusar os cristãos, pois também pretendiam se apossar de seus bens e, em virtude desse furor, muitos cristãos foram jogados aos leões.
Segundo a tradição, instituiu as comemorações natalinas (~130) realizando as celebrações em homenagem a vinda de Jesus com cânticos de louvor, embora a oficialização só tenha sido definida três séculos depois (440). No Oriente Médio as comemorações da festa máxima da cristandade já eram mais antigas (98).
Segundo fragmentos de escritos creditados a São Irineu, o papa de número 8 na linhagem de São Pedro morreu mártir e foi sepultado junto ao túmulo do primeiro papa e foi substituído por São Higino (136-140). Santificado, tem sua data comemorativa no calendário católico apostólico romano a 5 de janeiro, e a 22 de fevereiro na igreja ortodoxa grega.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário