quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Experiência de ser Palavra”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
O homem e a mulher Palavras de Deus
 
A Palavra de Deus é acompanhada pelo Espírito que a inspirou. Está onde Deus a coloca, pois é uma de suas manifestações. Ninguém é dono dela. Ela acompanha o Espírito que não é controlado por ninguém: O Espírito é como “o vento que sopra e ouves seu ruído mas não sabes de onde vem nem para onde vai” (Jo 3,8). Jesus quis ensinar que ninguém pode controlar o Espírito nem sua atividade. Assim é a Palavra. Está onde Deus a coloca. Assim refletindo, podemos compreender que a pessoa humana é uma expressão da Palavra de Deus. Cada um nos mostra uma feição de Deus. Se Deus nos fez a sua imagem e semelhança, somos também expressão de sua Palavra. A criatura humana, querida por Deus como participantes de sua vida, é o primeiro lugar e meio de Deus se manifestar. Nós o fazemos dos mais diversos modos, dos quais um é nossa própria pessoa, como ser humano. Pelo fato de existir, já somos uma palavra de Deus. Porque cristãos, manifestamos a Palavra vivendo-a e testemunhando-a. “Quem sabe nossa vida seja o único evangelho que muita gente passa ler”, como nos diz uma frase já conhecida. Somos assim uma Palavra de Deus, mesmo sendo frágeis e pecadores. Em segundo lugar dizemos a Palavra de Deus. “Deus falou pelos profetas”. “Eu Coloquei minhas palavras em tua boca”. A vida cristã comprometida compreende que tenhamos a disposição de dizer as palavras de Deus, ora através da Escritura, ora através de sua tradução em nossa vida, em nosso dia a dia. 
Transformados pela Palavra
A Palavra não é som, são “espírito e vida”. Penetra nossa vida atua em nós como diz o profeta Isaias referindo-se à chuva que vem do céu e para lá não volta sem antes cumprir a missão para a qual foi enviada (Is 55,10). À medida que somos atentos em ouvir a Palavra de Deus, ela exerce em nós uma transformação, pois é infundida em nós pelo Espírito que a colocou na mente do escritor. Passamos a viver segundo a Palavra, como diz Maria: “Faça-se em mim segundo tua Palavra” (Lc 1,38). E o Verbo se fez carne. A Palavra vem a nós. Somos lentamente transformados Naquele que é a Palavra Viva. Poderemos dizer como Paulo: Não sou que vivo, é Cristo que vive em mim”. É uma transformação lenta, mas não ineficiente. Em cada um vai se formando uma imagem de Cristo de acordo com o dom do Espírito. Os santos todos sempre foram atentos à Palavra e eles mesmos se tornaram imagens vivas, vivas memórias de Cristo. Falavam de Cristo e neles se podia ver a figura de Cristo que manifestavam. Agora podemos vê-lO naqueles que vivem conosco. Basta querer ver. 
Cumprir toda a Palavra 
Sabemos que Jesus foi preocupado em seguir a vontade de Deus. Essa vontade está unida à Palavra, pois ela é quem diz o que Deus quer. Quando Jesus morre, diz: “tudo está consumado. Em vossas mãos entrego meu espírito”. Cumprira toda a missão: “Não desci do céu para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”(Jo 6,38). Fazer a vontade do Pai é a meta de todo aquele que aceita Jesus. Ele é o critério. A vontade do Pai se encontra na Palavra, no convívio com os irmãos, na escuta das pessoas, nos acontecimentos da vida, no silêncio do coração, nas celebrações. Ela se delineia diante de nos. Quem ouve as palavras de Deus e as põe em prática vive o Seu Reino.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JUNHO DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário