São Petrônio de Bolonha nasceu em data desconhecida, no final do Século IV ou início do Século V, em Constantinopla e morreu em Bolonha, na Itália, por volta dos anos 450 ou 451 d.C. Ele era um religioso italiano que foi bispo daquela cidade italiana do ano de 433 até a sua morte.
Biografia
Petrônio foi bispo de Bolonha, na atual Emília-Romana, Itália, durante o Século V. Oriundo de uma nobre família romana, ele se converteu ao cristianismo. Após tornar-se padre e, posteriormente, ser ordenado bispo de Bolonha pelo Papa Celestino I, Petrônio construiu a igreja de Santo Estêvão.
Alto funcionário romano, ele havia recebido uma educação digna de sua estirpe. Partiu durante um tempo para os “desertos” do Egito e, depois, retornou a Bolonha. A cidade acabara de ser pilhada pelos exércitos de Alarico. Petrônio foi escolhido como bispo e consagrou sua fortuna pessoal à restauração de Bolonha, que estava em ruínas. Ele é o santo patrono daquela cidade, festejado em 4 de outubro.
Bibliografia
· George Ferguson, Signes et symboles dans l'art chrétien, Oxford University Press, New York, 1961, p. 139.
Fontes
· (en) Este artigo é parcial ou completamente retirado do artigo da Wikipédia em inglês « Saint Petronius » (ver a lista dos autores)
·
Este artigo emprega o texto de domínio público Enciclopédia Católica de 1913.
Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário