Evangelho segundo São Lucas 10,13-16.
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!
Porque, se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza.
Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós.
E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás.
Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1801-1890)
teólogo,
fundador do Oratório em Inglaterra
Sermão «Cristo oculto do mundo»
«Quem vos escuta, escuta-Me a Mim;
e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim»
A Igreja é chamada «corpo de Cristo»: ela é agora o que era o seu corpo material quando Ele era visível na Terra; é o instrumento do seu poder divino, do qual temos de nos aproximar para dele obtermos o bem; e, quando a insultam, Ele enche-Se de cólera. Ora, o que é a Igreja senão, por assim dizer, um corpo de humilhação, que quase provoca insultos e impiedades em quem não vive de fé? É um «vaso de barro» (2Cor 4,7). Sabemos que os seus ministros são, na melhor das hipóteses, imperfeitos e falíveis, que estão sujeitos às mesmas paixões que os seus irmãos; e, no entanto, Ele disse sobre eles, não falando apenas dos apóstolos, mas dos setenta discípulos (a quem se assemelham os quais os ministros cristãos): «Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
Além disso, Ele fez dos pobres, dos fracos e dos aflitos penhores e instrumentos da sua presença; e também a estes temos a tentação de tratar com irreverência. O que Ele era, assim são os seus discípulos neste mundo; e, assim como a sua condição obscura e indefesa fez com que os homens O insultassem e O maltratassem, assim também as mesmas características nas testemunhas da sua presença levam os homens atuais a insultá-lo. Por conseguinte, tanto agora como nos dias da sua vida física, Cristo está neste mundo, mas não de forma ostensiva.
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