André Kim Taegon (Dangjin,21 de agosto de 1821 — Seul, 16 de setembro de 1846) foi um sacerdote católico coreano, declarado santo pela Igreja Católica.
Nascido numa família nobre coreana, aos quinze anos converteu-se, com seus pais, ao Catolicismo e foi enviado pelos fiéis coreanos para Macau, que era na altura uma colónia portuguesa na China e um centro asiático de partida e formação de missionários e padres. Durante os seus estudos de teologia em Macau, frequentou como fiel a Igreja de Santo António.
Ele era o primeiro sacerdote de etnia coreana e dedicou a sua vida inteira para cristianizar a sua Pátria. Foi decapitado em 1846, aos 25 anos de idade, tornando-se assim no primeiro mártir coreano. A Diocese de Macau o venera na igreja que ele sempre frequentou, a Igreja de Santo António. Todos os anos, um número considerável de turistas coreanos católicos visitam esta igreja para venerar este santo que tanto trabalhou para evangelizar a Coreia.
Ele e mais 102 companheiros católicos, que foram igualmente martirizados na Coreia, foram canonizados por João Paulo II, durante a sua visita à Coreia, no dia 6 de Maio de 1984.
Nenhum comentário:
Postar um comentário