quarta-feira, 14 de abril de 2021

REFLETINDO A PALAVRA -

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Caminho dos Atos dos Apóstolos.
 
Que bela história e que aventura aquela dos apóstolos fundando a Igreja de Jesus nos mais diferentes recantos do mundo conhecido! Saídos da Galiléia distante, humilde e desconhecida “invadem” o mundo. O que era a Judéia no mundo de então? Nada mais que uma bela desconhecida com fama de complicada. Dali saem os apóstolos e, a partir de Pentecostes, não de um dia par ao outro, mas lentamente, vão edificando a Igreja. Pedro e Paulo “por caminhos diferentes” pregaram o evangelho. Pedro edifica sobre a herança de Israel e Paulo no mundo dos pagãos. E os outros? Pouco ou quase nada sabemos o que fizeram, mas edificaram. Estes homens são fortes na fé, corajosos na perseguição. Incomodaram o mundo em que viviam. Sobretudo criaram a Igreja baseada na comunidade, pois a ordem de Jesus fora: “fazei discípulos meus todos os povos”. Jesus rezou na última ceia: “que todos sejam um”. O caminho de nossa Igreja vai adiante com a mesma força de evangelização, fiel às palavras de Jesus e com a assistência do Espírito Santo. Modelo de Igreja. 
Vemos em Atos 2,42 o modelo da comunidade: “Eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”. Este é o modelo de Igreja que implantaram e que devemos seguir para corresponder ao projeto de Jesus. Unidos: Que todos sejam um. Permanecer na unidade é sermos iguais à unidade do Pai com o Filho e com o Espírito. Onde há unidade, há a Igreja, presença do Filho que prometeu estar conosco até o fim. 
Assíduos aos ensinamentos dos apóstolos: Viver do evangelho! Como não havia ainda o Novo Testamento, a pregação dos apóstolos era o Evangelho vivo anunciado. Na medida em que o Evangelho é a orientação da vida de nossa Igreja, nós vivemos como a primeira comunidade. Como o anúncio é atividade dos apóstolos, nós viveremos baseados no evangelho e continuaremos esta missão. Somos comunidade de anúncio.
Orações em comum: Quando não rezamos somos Igreja morta. A oração individual é fundamental. Mas a falta da oração em comum esvazia a oração individual porque somos um corpo unido. Rezar unidos, não só estar juntos, mas colocar juntos nossas preocupações e estar diante de Deus pelos outros. 
Fração do Pão: É o nome de nossa missa, da Eucaristia. Sem ela a Igreja perde seu significado, sua escola de fé e perde a presença do mistério de Jesus celebrado. Nela formamos o corpo da Igreja. Rezamos ao Espírito para que faça de nós Corpo de Cristo. Unidos no mesmo pão, partilhando em comum a fé e os bens espirituais, continuamos a presença de Jesus e sua missão. 
Refeições em comum: Na fraternidade! A festa, o estar juntos, é condição necessária para manter a fé e o amor e a esperança. Não há cristão sozinho. Somos um só corpo e temos que viver uns com os outros e pelos outros. 
Assim somos a Igreja dos Atos dos Apóstolos que continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário