terça-feira, 9 de junho de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Aumenta nossa fé”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
44 ANOS SACERDOTE
Tamanho da fé 
O profeta Habacuc lamenta a violência, as iniquidades, a maldade, a destruição, a prepotência, a discórdia que só aumentam. Deus manda o profeta dizer: “A visão se refere a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará. Se demorar, espera, pois ela virá com certeza e não tardará. Quem não é correto, vai morrer” (Hab 2,2-4).O profeta mostra que o mal está dominando e tem seus seguidores. Mas isso vai ter um fim. Podemos ver a história da humanidade. Essas situações são frequentes e estamos vivendo essa realidade. A pregação do profeta Habacuc é feita no tempo do profeta Jeremias que vê a mesma situação e diz claramente que deve haver uma conversão para que Deus poupe a cidade e o povo de serem destruídos. Do contrário, o castigo virá por conta da maldade e da desobediência à lei de Deus. Os idólatras da maldade e da corrupção foram todos para o exílio. Quem vai se salvar? O profeta responde: Vai sobreviver o justo que tem sua fé como riqueza e rumo da vida. Jesus avisa que a fé pequenina como uma semente, tem a força de vida que não vai ser destruída, pois o “justo viverá de sua fé” (Hab 2,4 e Lc 17,6). “Fé é dom de Deus e é Vida divina. Fé não é só uma atitude intelectual a uma verdade atraente. É adesão de amor, é amor. É uma confiança inabalável que leva a esperar na paciência que as realidades divinas se manifestem e se realizem nas situações limites da vida humana. Sem fé, pois, tudo é morte. Dizendo aumenta nossa fé. Os discípulos viam que sua fé era pouca. Jesus indica que a fé deve ser como a fé dos patriarcas. Ela deu rumos e base para o futuro. 
Reaviva o dom 
O dom da fé, dado e acolhido com alegria, necessita estar sempre ativado para que possa penetrar todas as nossas atitudes e decisões para que sejam realmente o depósito da fé e do amor (2Tm 1,13-14). Para superar as grandíssimas dificuldades que Habacuc enumera, o que não é mais do que um retrato do que acontece sempre por toda parte, temos nossa fé. Ela pode ser fraca e insuficiente aos nossos olhos. Jesus usa a comparação com a semente muito pequena. Lembramos a semente do eucalipto que é um pozinho ela contém em si a vida de uma grandiosa árvore. Ela tem a força de transportar para longe essa árvore. Não se trata de fazer esse “milagre”, mas perceber a força de Deus que age em nós. Ela pode nos sustentar até a entrega da própria vida, com vimos em tantos santos. Não só perdendo a vida, mas colocando-a a serviço. “Fé é responder e aderir com amor a Deus que chama a Si e a serviço dos irmãos. Ela é dom gratuito dado a todos. Trata-se de corresponder totalmente. A vida se torna então um prodígio” (Frederici).
Servos inúteis 
O salmo 94 nos convida a “não fechar o coração e ouvir a voz do Senhor”. O grande chamado de Deus nos chama a não fechar o coração. Viver a fé é prestar um culto puro a Deus e nos colocar totalmente a um serviço gratuito como resposta à gratuidade de Deus. Não se trata de inutilidade, mas de totalidade da entrega no serviço. A graça que nos foi dada pela fé e anima toda nossa vida, foi totalmente gratuita. E a ela correspondemos, isso é, trabalhamos no campo de Deus, com toda a gratuidade. Jesus dizia: “De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10,8). A missão do apóstolo, como Jesus ensinava aos seus discípulos, é estar unido a Ele que em tudo Se doou. Trabalhamos em seu campo e Ele é nossa recompensa. A graça sempre nos acompanha em nosso operar as maravilhas que Deus nos concede. Não é pelo lucro que trabalhamos, mas pela graça. 
Conversa de semente 
Às vezes ouvimos historinhas de árvores que conversam sobre seu futuro e outras. Hoje vamos ouvir uma sementinha falando com a grande árvore. Imaginemos o eucalipto. Pode chegar a 100 m de altura. Sua semente é minúscula e parece um pozinho. Então ela diz à poderosa árvore: Você é imensa. Mas saiba, sua grandona, que eu sou tudo que você é. A vida que sou, quando me abro é que dá todo seu tamanho. Assim, a fé, por menor que seja, sempre tem em si a totalidade do dom que Deus nos deu. Não há fé pequena, pois é participação da vida de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário