terça-feira, 14 de abril de 2020

EVANGELHO DO DIA 14 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 20,11-18. Naquele tempo, Maria Madalena estava a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?». Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!». Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!». Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Máximo o Confessor(580-662),
monge, teólogo 
Centúria sobre a teologia,II,nos.45-47 
Subamos com Ele no alto, 
ascendendo para junto do Pai 
Aquele que considera que o Senhor é apenas o Criador dos seres que se encontram no devir e na corrupção não O reconhece, mas vê nele o jardineiro, como Maria Madalena. É por isso que, para seu bem, o Mestre evita o contacto com esse homem, e lhe diz: «Não Me toques»; pois ele não está ainda capaz de ascender com Ele para junto do Pai (cf Jo 20,15-17). Ele sabe que o homem que se aproxima dele supondo que Cristo Se encontra mais abaixo do que realmente se encontra faz mal a si próprio. Aqueles que, vindos da Galileia, fecharam as portas e foram sentar-se no quarto de cima com medo dos judeus (cf Jo 20,19-20), ou seja, aqueles que, vindos da terra das revelações, foram abrigar-se no alto da contemplação divina e fecharam os sentidos como quem fecha uma porta, com receio dos espíritos do mal, recebem o Verbo de Deus, que vem a eles sem saberem como, que lhes aparece fora da percepção dos sentidos, que lhes concede a impassibilidade pela paz, que partilha com eles o Espírito Santo pelo sopro divino, que lhes concede o poder de expulsarem os espíritos malignos e lhes mostra os símbolos destes mistérios. Para aqueles que procuram conhecer o Verbo de Deus na carne, o Senhor não sobe para o Pai; mas, para aqueles que O procuram no Espírito pela contemplação elevada, Ele sobe para junto do Pai. Não mantenhamos, pois, cá em baixo Aquele que veio cá abaixo pelo seu amor pelos homens, mas subamos ao alto com Ele, ascendendo para junto do Pai, deixando a Terra e as coisas da Terra, não vá Ele dizer-nos também a nós o que disse aos judeus que não se deixavam conduzir: «Para onde Eu vou, vós não podeis vir comigo» (Jo 8,21). Porque, sem o Verbo, não é possível ascender para junto do Pai do Verbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário