quarta-feira, 1 de abril de 2020

EVANGELHO DO DIA 1 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 8,31-42. 
Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: "Ficareis livres"?» Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora, o escravo não fica para sempre em casa; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; mas procurais matar-Me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu digo o que vi junto de meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Eles disseram: «O nosso pai é Abraão». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Se Deus fosse o vosso Pai, amar-Me-íeis, porque saí de Deus e dele venho. Eu não vim de Mim próprio; foi Ele que Me enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Columba Marmion 
(1858-1923) abade 
«A nossa fé, a nossa vitória 
sobre o mundo» 
Vencedores do mundo pela Palavra 
Pela fé, ligamo-nos a Cristo e o edifício da nossa vida sobrenatural torna-se, por Ele, firme e sólido; Cristo faz-nos participar da estabilidade da rocha divina, contra a qual nem a fúria do inferno consegue prevalecer (cf Mt 16,18). Com este sustento divino, somos vencedores dos assaltos e das tentações do mundo e do demónio, que é o príncipe do mundo (cf 1Jo 5,4). O demónio e o mundo, do qual o demónio se serve como seu cúmplice, violentam-nos e solicitam-nos; mas, pela fé na palavra de Jesus, saímos vitoriosos destes ataques. O demónio é «o pai da mentira e o príncipe das trevas» (Ef 6,12), ao passo que Deus é a verdade e a luz nas trevas (cf Jo 14,6; 1Jo 1,5). Se ouvirmos a Deus, seremos sempre vencedores. Quando Nosso Senhor, que é o nosso modelo em todas as coisas, foi tentado, o que fez para rejeitar a tentação? Respondeu com a autoridade da palavra de Deus a cada proposta do maligno. Assim devemos fazer também nós, rejeitando os ataques do inferno pela fé na palavra de Jesus. O que se diz do demónio, diz-se também do mundo: é pela fé que somos vencedores. Quem tem uma fé viva em Cristo não teme as dificuldades, nem as contradições, nem os juízos do mundo, porque sabe que Cristo habita em si pela fé e é o seu apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário