quinta-feira, 2 de maio de 2019

O PAPA QUE FALOU MENOS

PADRE CLÓVIS DE JESUS
BOVO-REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO
REDENTORISTA
Entre todos os Papas, Clemente XIV foi quem falou menos e quem mais praticou a austeridade. Foi tão pobre que "escandalizou" os romanos. Antes de ser eleito Papa, chamava-se Lourenço Ganganelli. Freqüentes vezes foi tido por um simples Irmão Converso. Certa vez, enquanto caminhavam com um homem, este fez a seguinte observação: 
-Quanta sabedoria! É pena que uma pessoa com a tua inteligência e memória prodigiosa, não tenha estudado, devendo ser a vida inteira um simples irmão converso. Se tivesses estudado, sabe Deus o que poderias ser mais tarde. 
Frei Lourenço sorriu, mas não se revelou. Depois de eleito Papa, o bom Frei Lourenço não mudou em nada seus hábitos de vida austera e modesta. Preferiu continuar como simples frade, mesmo no meio da esplêndida corte pontifícia. Sua comida era preparada por um Irmão da sua Ordem Religiosa. Quando alguém lhe dizia que convinha ter um padrão de vida à altura de um Papa, ele respondia: 
-O que vocês querem? São Pedro e São Francisco não me ensinaram a comer com luxo e cerimônia. 
Uma princesa perguntou se ele combinava bem com seus secretários: se não eram indiscretos etc. Ele respondeu, mostrando os dedos da mão: 
-Não tenho queixas. E são dez ao todo. 
Na sua simplicidade, Clemente XIV dispensou até os secretários. 
Clemente XIV (1705-1774) 
Um dos santos contemporâneos foi Santo Afonso Maria de Ligório, seu amigo e confidente. Ele dizia sempre: 
-A alegria não nos deixa envelhecer. Antes, conserva no semblante um ar de serenidade e paz.
Recomende este portal aos seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário