Esta santa, também conhecida como Frithuswith, nasceu no Reino da Mércia, tradicionalmente em Oxford, mas talvez em Didcot. Era de nobre nascimento, nobreza de raça bem como de sentimentos: o pai dela, Dida de Eynsham, pequeno rei de uma região, que contribuiu muito para a expansão do monasticismo em seu reino construindo muitas igrejas de abadias. De acordo com sua esposa, Safrida, ele deixou a pequena aos cuidados de uma mulher santa chamado Aelfgith que cresceu com o lema "O que não é Deus não é nada", inclinando-a assim firmemente à vida espiritual. O pai mandou construir uma igreja para ela com um mosteiro adjacente onde a santa tomou o véu com 12 companheiras; em torno da abadia surgiu um conglomerado urbano e nela a Santa se retirou, levando uma vida de caridade e de amor pela reclusão.
A história diz que o Conde de Leicester, Ælfgar se apaixonou por ela, por sua beleza, mas também visando sua riqueza, desejou casar-se com ela, mas tendo sido rejeitado, planejou sequestrá-la. O plano foi descoberto pelos espiões de seu pai, e a santa teve que fugir. Com duas companheiras, encontrou um barco conduzido por um jovem que era um anjo, que conduziu as três pelo rio Abingdon até chegar a um local desconhecido, às vezes identificado como Bampton (Oxfordshire) outra vezes como Frilsham (Berkshire).
Ali ela permaneceu por três anos em um abrigo de porcos, alimentando-se de bolotas e bebendo a água de uma fonte que apareceu atendendo suas orações. O pretendente não desistiu e começou a procurá-la, finalmente cercando Oxford. Aqui, há duas tradições distintas: a primeira afirma que saltando as muralhas da cidade o príncipe foi acometido de cegueira súbita, tendo a Santa se colocado sob à proteção das Santas Catarina e Cecília.
Segundo outra versão, o povo de Oxford, com medo, revelou o seu refúgio e ficaram cegos antes do príncipe, depois ficou ele mesmo. Por essa razão, durante séculos, os reis da Inglaterra foram proibidos de entrar em Oxford, até Henrique III, que quebrou a tradição e muitos atribuem a este ato os desastres que o atingiram mais tarde.
Voltando aos acontecimentos relacionados à Santa, o príncipe recuperou-se pela intercessão da própria Fridesvida, depois de ter manifestado arrependimento. Outros milagres desta Santa são narrados, como, por exemplo, ter curado um leproso com um beijo casto em seu retorno a Oxford. De volta ao seu convento, a Santa reuniu em torno de si numerosos monges e monjas anglo-saxões, o que deu origem a um mosteiro duplo de alguma importância tanto para a vida religiosa como administrativa, tanto que alguns acreditam que ali foi lançada a origem da Universidade de Oxford, da qual a Santa é protetora, bem como da cidade.
Conta-se que as monjas de Binsey se queixavam de ter que ir buscar água no distante Rio Tâmisa, então Fridesvida rezou a Deus e uma fonte brotou. Um poço foi feito e a água do poço tinha propriedades curativas e muitas pessoas iam procurá-la. Este poço ainda pode ser encontrado hoje na Igreja de Santa Margarida em Binsey, a poucos quilômetros de Oxford.
Santa Fridesvida morreu no ano 735 no eremitério de Binsey, onde ela havia se retirado nos últimos anos de sua vida. Enterrada na capela do seu mosteiro, mais tarde transformada na Catedral de Oxford, depois de vários eventos e transladações, seu relicário foi definitivamente destruído pelo protestante calvinista em 1561.
Priorado de Santa Fridesvida, Oxford
O priorado de Sta. Fridesvida, uma construção medieval agostiniana (alguns dos edifícios dos quais foram incorporados à Igreja de Cristo, Oxford após a dissolução dos mosteiros) é reivindicado como o local de sua abadia e relíquias. Desde cedo, a abadia parece ter sido uma importante proprietária de terras na área. No entanto, foi destruído em 1002 durante os eventos do massacre de St. Brice's Day. Um relicário foi mantido na abadia em honra de Fridesvida; mais tarde, um mosteiro foi construído para os cânones agostinianos.
Autoridade sobre o assunto, o Dr. John Blair, do Queen's College, em Oxford, acredita que a Catedral da Igreja de Cristo foi construída no local de sua igreja saxônica.
Em 1180, o arcebispo de Canterbury, Richard de Dover, transladou os restos mortais de Fridesvida para a nova igreja do mosteiro, evento que contou com a presença do rei Henrique II da Inglaterra.
A história posterior do mosteiro foi difícil; o santuário foi repetidamente vandalizado durante a dissolução dos mosteiros no reinado de Henrique IV. Em 1546 a igreja do mosteiro tornou-se (e ainda permanece) a igreja da catedral para a diocese de Oxford. Seu relicário foi reintegrado pela Rainha Maria em 1558, mas mais tarde foi profanado por James Calfhill, o cônego calvinista da igreja, que estava decidido a suprimir seu culto. Como resultado, os restos mortais de Fridesvida foram misturados com os de Catherine Dammartin, esposa de Peter Martyr Vermigli, e permanecem assim até hoje.
Fridesvida é a santa padroeira de Oxford e da Universidade de Oxford, declarada pelo arcebispo de Canterbury Henry Chichele em 1440. Seu dia de festa é 19 de outubro, o dia tradicional de sua morte; a data de sua transladação também é comemorada em 12 de fevereiro. Na arte, ela é representada segurando o cajado pastoral de uma abadessa, uma fonte nascendo perto dela e um boi a seus pés. A fonte provavelmente representa o poço sagrado em Binsey. Ela aparece em vitrais medievais, e em vitrais pré-rafaelitas por Edward Burne-Jones na Christ Church Cathedral, Oxford, na capela onde há um relicário com seu nome.
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