Evangelho segundo S. Marcos 1,21b-28.
Jesus chegou
a Cafarnaúm e no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar. todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade
e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito
impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno?
Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus
repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro,
agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos
tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova
doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles
obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda
a região da Galileia.
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do dia:
São Boaventura (1221-1274),
franciscano, doutor da Igreja
Sermão «Christus unus omnium magister»
Não se pode chegar à certeza da fé revelada
senão pelo advento de Cristo no espírito. Cristo vem seguidamente na carne, como
Verbo que confirma toda a palavra profética. Foi por isso que foi dito aos
Hebreus: «Muitas vezes e de muitos modos falou Deus a nossos pais, noutros
tempos, pelos profetas; nestes tempos, que são os últimos, Deus falou-nos por
meio de seu Filho» (1,1-2). Com efeito, Cristo é a Palavra do Pai, cheio de
poder, e quem pode dizer-Lhe: «Porque fazes isto?» Cristo é também uma palavra
cheia de verdade, mais ainda, é a própria Verdade, segundo aquilo que diz São
João: «Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade» (17, 17). [...]
Assim, e dado que a autoridade pertence à palavra poderosa e verídica, e
que Cristo é o Verbo do Pai, sendo por isso Poder e Sabedoria, nele está fundada
e consumada toda a firmeza da autoridade. É por isso que toda a doutrina
autêntica e os pregadores desta doutrina se relacionam com Cristo, que veio na
carne como fundamento da fé cristã: «Segundo a graça que me foi dada, eu, como
sábio arquiteto, coloquei o alicerce [...]. Mas ninguém pode pôr outro
fundamento diferente do que foi posto, isto é, Jesus Cristo» (1Cor 3,10-11). Com
efeito, só Ele é o fundamento de toda a doutrina autêntica, quer apostólica,
quer profética, de acordo com uma e outra Lei, a nova e a antiga. É por isso que
foi dito aos Efésios: «Fostes edificados sobre o alicerce dos apóstolos e dos
profetas, com Cristo por pedra angular» (2,20). É pois claro que Cristo é o
Senhor do conhecimento segundo a fé; Ele é o Caminho, de acordo com a sua dupla
vinda, em espírito e na carne.
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