quinta-feira, 19 de maio de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Pregamos Cristo Crucificado”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Falava do templo de seu corpo
            Continuamos o caminho da Quaresma refletindo sobre as alianças de Deus com seu povo. Lemos hoje o texto da aliança do Sinai que é a constituição do povo como povo de Deus. O povo, ao receber a lei, já conhecia Deus, pois fizera a experiência da libertação da escravidão do Egito (Ex 20,2). Este povo tinha seu templo. Era o símbolo acabado da religião e centro político, civil e religioso. Ali vai Jesus. Este templo, inferior ao de Salomão, recebera do profeta a promessa de que nele entraria o Messias (Ml 3,1). Jesus vem a esse templo, como sempre fazia nas festas, e faz uma cena muito forte e agressiva contra todos os que haviam transformado o templo numa casa de comércio. A atitude de Jesus atinge o ponto central da sujeira dos donos da religião que ficavam ricos com esse comércio explorador no templo. O profeta Zacarias profetizara: “Não haverá mais comerciantes dentro do templo do Senhor (Zc 14,21). Os judeus pedem uma explicação desta atitude, pois eram donos destes negócios e exploravam o povo, em nome de Deus. “Jesus responde: “Destruí este templo e em três dias eu o levantarei’. Eles disseram: ‘Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?’ Ele falava do Templo de seu Corpo” (Jo 2-20). A purificação do templo é um sinal da purificação que Jesus fará de todo o seu Corpo, do qual fazemos parte, com a salvação que nos conquistou. Por isso Paulo nos apresenta Jesus Crucificado como a resposta de Deus aos sistemas impostos: sabedoria para os gregos e milagres para os judeus. Somos diferentes.
Tu tens palavras de vida eterna
            Escolhe a vida! Acolher a Palavra de Deus é ter vida. Os dez mandamentos, não são cercas, mas placas indicativas, caminhos de vida. As dez Palavras são a expressão do cuidado de Deus para com a vida das pessoas, respeito a seus sentimentos, família e matrimônio, cuidado da integridade pessoal e de seus bens. Deus quer que seja preservada a integridade espiritual para que a pessoa não se perca pela servidão de idolatrias. Ter um único Deus é conservar-se íntegro para viver bem espiritualmente e corporalmente. Os mandamentos não são atoleiros, mas suportes de uma vida plena. Por isso o salmo canta que: “A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma... seus mandamentos são preciosos, alegria ao coração e luz para os olhos... suas palavras são mais doces que o mel” (Sl 18). Assim se constrói o povo norteado por Cristo e Cristo crucificado (1Cor 1,23).
Purificando o templo
            Deus propõe constante conversão para a purificação do Corpo de Cristo que somos nós. Quem sabe sejamos estimulados a retirar do culto cristão todo o cheiro do esterco do diabo que é o dinheiro. Se bem que, com ele, podemos fazer muita caridade, mas é bom que esteja fora do culto. O culto não é meio de vida nem lugar da exploração do povo como é feito em diversas igrejas e templos. O templo deve ser purificado de toda as sujeira, pela água salvadora. O corpo, templo do Espírito, seja também purificado das marcas do pecado e do sangue dos inocentes. O templo da sociedade seja purificado dos males que ela adotou como política comercial, globalização da exploração e da opressão. O templo da Igreja tem que ser purificado. Por que não assumimos o projeto de Jesus por uma sociedade renovada. A Igreja não pode se ajustar ao sistema vigente. Não é evangelizador. A Eucaristia, purificada desses males, é a base do novo modo de vida.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário