São Dâmaso I (+ Roma, 384) é natural da cidade lusitana de Guimarães, irmão de Santa Irene. Possuidor de grande cultura, era arquivista, poeta, e arqueólogo. Reorganizou os arquivos do Vaticano, conservando somente os documentos fidedignos. Incumbiu seu secretário, São Jerônimo, de fazer a tradução latina das Escrituras, diretamente dos originais gregos ou hebraicos, daí nascendo a célebre "Vulgata" na língua do povo.
Ordenou que fossem feitas escavações e obras de conservação nas catacumbas, abandonadas desde que Constantino deu liberdade à Igreja, em 312. Pessoalmente redigiu em versos, os epitáfios dos mártires sepultados nas catacumbas. Por influência sua foi retirada do Senado romano a estátua da deusa Vitória, eliminando-se assim esse vestígio do paganismo oficial. Em resumo, seu Pontificado, que durou 18 anos, foi um dos mais fecundos da História da Igreja nascente.
Outros santos: - Daniel (409-493). Da Turquia. Discípulo de Simeão Estilita. Passou 33 anos em cima de uma coluna: Era uma plataforma em cima de duas colunas, cercada por uma balaustrada e coberta com pequeno telhado. Dali ele pregava e aconselhava.
- Maravilhas de Jesus (1891-1984) – Espanhola. Discípula de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Carmelita descalça. Sofreu perseguição na Guerra Civil. Fundou vários Carmelos. Franqueza e bondade nela se aliavam.
- Hugolino Magalotti; Pe. Rodolfo Komorek
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa do Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário