Nasceu em 5 de junho de 1873, em Oliva Gessi, Pádua, Lombardia, Itália.
Estudou no Oratório de Dom Bosco desde os 12 anos.
Foi Ordenado Sacerdote Salesiano em 21 de dezembro de 1895. Em 1906, foi enviado como Missionário, na China. Indicado Vigário Apostólico em Shiuchow, China e Bispo titular de Carystus em 22 de abril de 1920. É um dos grandes mártires da China.
Após sua ordenação em 1895, Luigi Versiglia ficou 10 anos como mestre de noviços em Genzano de Roma. Em 1906 ele liderou a primeira expedição missionária salesiana à China, preenchendo uma profecia de Don Bosco.
Logo estabeleceu a casa Matriz em Macau. Em seguida, abriu uma missão na área de Shiu Chow.
Tornou-se o primeiro Bispo, em 22 de abril de 1920.
Era um homem de incansável energia e grande sabedoria, um pastor dedicado ao seu rebanho, dando à sua Diocese uma estrutura sólida com um seminário, casas de formação, várias residências, um orfanato e um asilo para idosos. Era mais um pai que uma autoridade. Deu forte exemplo de trabalho duro e amor cristão e nunca pediu nada ao seu povo sem antes pesar sua capacidade.
No dia 25 de fevereiro de 1930, ele estava com Don Caravario e 5 outros todos jovens, em visita a uma pequena comunidade cristã em Lin Chow (Li Tau Tseu). Todos eles foram parados por um grupo de homens armados que primeiro exigiu dinheiro para proteção e depois tentaram retirar 3 jovens do grupo. Don Versiglia e Don Caravario ficaram em seu caminho e foram jogados no chão e amarrados. Seus crucifixos foram arrancados e atirados longe, em seguida foram assassinados a tiros enquanto oravam.
Ambos foram canonizados pelo Papa João Paulo II no dia 1º de outubro de 2000 e o dia de sua festa é 13 de novembro que é o dia que a comunidade salesiana celebra a Missa para os benfeitores mortos da Família Salesiana. Sua festa é celebrada também no dia 28 de setembro, junto com os demais mártires da China. Os salesianos comemoram sua festa no dia 13 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário