Também conhecido como São Benoit.
Nasceu em 1163 em Hermillon, Savoy, França.
Era um pastor. Durante um eclipse ele teve uma visão que mandou ele construir uma ponte sobre o Rio Rhone em Avignon que os anjos tomariam conta de seu rebanho enquanto ele estivesse fora.Quando a Igreja e as autoridades civis recusaram a ajudá-lo, ele colocou uma enorme pedra no local e anunciou que era primeira pedra da fundação. Vários milagres aconteceram na hora. Cerca de 18 ao todo. Cegos passaram a ver, paralíticos passaram a andar e surdos passaram a ouvir. A multidão entrou em delírio e gritava milagre !milagre!
O magistrado soluçando de remorso enviou 300 homens para construir a ponte e o povo do local forneceu mais de 3000 voluntários.
A ponte estava quase pronta quando Benedito veio a falecer em 1184 com sua missão cumprida. A ultima pedra foi colocada dois anos após sua morte.A ponte foi adornada com uma Capela dedicada a São Nicolau, padroeiro dos marinheiros, na qual as relíquias de São Benedito foram colocadas até 1669 quando uma inundação levou parte da ponte e descobriu seu caixão. Seu caixão foi aberto e seu corpo encontrado incorrupto, 500 anos após sua morte, até mesmo os intestinos estavam perfeitos e a cor dos olhos vivos e brilhantes e em contrapartida as barras de ferro da ponte estavam enferrujadas e ela teve que ser restaurada. Suas relíquias foram trasladadas para a Catedral de Avignon e mais tarde para um belo santuário na Igreja de São Didier.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um rapaz carregando uma enorme pedra em seus ombros. Ele é venerado como padroeiro de Avignon.
Sua festa é celebrada no dia 14 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário