sexta-feira, 4 de abril de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - Água, fonte de vida.

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Águas no sertão!
  Nos inícios de fevereiro estive no Nordeste para trabalhos da Congregação. Que beleza! Tudo verdinho! Os açudes estavam cheios, “sangrando”, quer dizer, transbordando. Era belo ver o Ir. Urbano, holandês, que há tanto tempo vive nestas regiões, criando tecnologias para aproveitar bem as águas. Tirando fora o problema dos alagamentos, tudo era vida, esperança e alegria! A água é vida. Não é o momento de repetir aqui o que se dirá nas homilias e estudos da Campanha da Fraternidade. O drama é sério e a comunidade e cada um pessoalmente é convidado a tomar uma atitude madura diante do problema da água. Se formos maduros, poderemos mudar o rumo desta história. Se formos cristãos de fato, saberemos unir os princípios da caridade com as técnicas de preservação do bom aproveitamento da água. D. Pedro II empenhou sua coroa, os governos deram tantas verbas para resolver o problma. Mas é duro ver o dinheiro do povo, para o povo, ir para alguns que não se importam com o povo. E se dizem cristãos! Quaresma convida à conversão.
O Espírito de Deus pairava sobre as águas.
A palavra água aparece 525 vêzes na bíblia. Além da quantidade, podemos ver a importância que tem nos momentos chaves da história da salvação. Vemos na criação que o “Espírito de Deus pairava sobre as águas” ... “E Deus disse: que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem no mesmo lugar e apareça o elemento árido” ... “Ao ajuntamento das águas chamou de mar” (Gn 1.1.9.-10). As águas do dilúvio invadem o mundo. Moisés é salvo das águas. O povo atravessa o Mar Vermelho, a água e tirada da rocha, o povo atravessa o Jordão para entrar na Terra Prometida. O profeta Ezequiel falam muitos das águas que saem de sob o limiar do templo (Ez 47,1-12). João batizou Jesus nas águas do Jordão. A partir daí a água é usada no sacramento do Batismo com os significados de vida nova, purificação e fecundação. Como no Gênesis, as águas fecundadas pelo Espírito tem condições de gerar a vida, e no Batismo, a vida divina. É um símbolo da ação de Deus em Cristo. A água mais sagrada é aquela que sai do lado de Cristo, perfurado pela lança. É o Espírito que continua pairando sobra as águas para que tenham a capacidade de dar vida. Tiramos da natureza sua força para explicar a força do Espírito que purifica, fecunda e dá gosto de viver.
Água, fonte de vida.

A liturgia utiliza o símbolo da água diversas vêzes: usamos a água benta para proteger, abençoar e afastar o mal. Usamos a água no Batismo, de modo particular na solene noite da Páscoa. Usamos a água na Missa. Colocamos umas gotas de água no vinho a ser consagrado lembrando nossa união com a divindade, como Cristo quis unir a divindade à humanidade. Podemos compreender que enriqueceremos a água que usamos, se vemos seu uso litúrgico-sacramental. Seu símbolo natural torna-se um dom precioso da graça salvadora de Cristo. Voltemos sempre às águas de nosso batismo para beber com abundância as águas da salvação (Is 12,3). Se é um desastre se contaminarem e esgotarem as águas, pior ainda, se ela secar dentro de nosso coração, deixando-nos secos para Deus.

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