O Beato Álvaro de Córdoba, é um frade dominicano do século XIV que promoveu a reforma religiosa ao fundar o Convento de Scala Coeli em Córdoba. Nesse local, ele estabeleceu a primeira "Via Crucis" localizada conhecida.
Álvaro nasceu em Zamora e em 1368 e entrou na Ordem dos Pregadores. Formado em Salamanca, ele estava inicialmente destinado a ensinar as Escrituras Sagradas, mas suas habilidades extraordinárias foram reveladas quando a obediência lhe confiou o ministério da pregação. Ele foi por muitos anos professor em San Pablo de Valladolid e depois professor de teologia de Salamanca e confessor do rei Juan II de Castela.
Depois de uma peregrinação à Terra Santa e à Itália (1418-1420) para aprender sobre a reforma da Ordem realizada pelo Beato Raymond de Cápua, iniciou o mesmo trabalho de reforma na Espanha, fundando o convento de Scala Coeli (Córdoba), berço da reforma.
Ansioso para viver uma existência em solidão e perfeição, onde temperar o espírito por um apostolado mais lucrativo, com o favor do rei Juan II de Castela, ele foi capaz de fundar as famosas e observadoras três milhas de Córdoba, onde havia vários oratórios que reproduziam o “caminho doloroso”, venerado por ele em Jerusalém. Essa representação sagrada foi imitada em outros conventos, dando origem à bela devoção da "Via Crucis", muito apreciada na piedade cristã.
A devoção popular o chamou de santo. Ele morreu em 19 de fevereiro por volta do ano de 1430 e seu corpo é venerado no convento de Scala Coeli. Seu culto foi confirmado em 22 de setembro de 1741.
Nenhum comentário:
Postar um comentário