O mosteiro, que leva o nome de São Floriano, foi fundado no período carolíngio. Desde 1071, albergou uma comunidade de cônegos agostinianos e é, portanto, um dos mais antigos mosteiros em funcionamento do mundo, segundo a Regra de Santo Agostinho.
Entre 1686 e 1708 o complexo do mosteiro foi reconstruído em estilo barroco por Carlo Antonio Carlone, cuja obra-prima é São Floriano. Após sua morte, Jakob Prandtauer continuou o trabalho. O resultado é o maior mosteiro barroco da Alta Áustria. Bartolomeo Altomonte criou os afrescos.
A construção da ala da biblioteca começou em 1744, sob Johann Gotthard Hayberger . A biblioteca é composta por cerca de 130.000 itens, incluindo muitos manuscritos. A galeria contém numerosas obras dos séculos XVI e XVII, mas também algumas obras do final da Idade Média da Escola do Danúbio, em particular de Albrecht Altdorfer.
Em 1827, o bibliotecário polonês Padre Josef Chmel encontrou um dos mais antigos artefatos literários poloneses, um manuscrito iluminado contendo os Salmos em latim, alemão e polonês no mosteiro. Por causa do local da descoberta, recebeu o nome de Saltério Sankt Florian e agora reside na Biblioteca Nacional da Polônia.
Em janeiro de 1941, a Gestapo apreendeu as instalações e expulsou os monges. A partir de 1942, a Reichsrundfunkgesellschaft ("Sociedade de Rádio do Terceiro Reich"), sob o comando do diretor-geral Heinrich Glasmeier, operou a partir daqui. Os cônegos voltaram após o fim da guerra.
As instalações agora também abrigam o Museu do Corpo de Bombeiros da Alta Áustria.
O Priorado de São Floriano possui dois órgãos, o maior dos quais é conhecido como "órgão de Bruckner" (Brucknerorgel) e contém quatro manuais, 103 pontos e 7.343 tubos. Foi tocada pelo compositor e organista Anton Bruckner, anteriormente um menino do coro do mosteiro, quando era organista, entre 1848 e 1855. Ele está enterrado sob o órgão dentro da igreja.
Coro de Meninos de São Floriano
A Abadia de São Floriano também é conhecida pelo Coro de Meninos de S. Floriano ( St. Florianer Sängerknaben ), um coro de meninos fundado em 1071. Este coro tem sido uma parte tradicional do culto monástico desde a sua fundação. Ainda tem uma responsabilidade particular pela música sacra do priorado, mas agora também realiza digressões internacionais, aparições na televisão e produção de CDs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário