Evangelho segundo São João 17,20-26.
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra,
para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste.
Eu dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um:
Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade, e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim.
Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo.
Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te, e estes reconheceram que Tu Me enviaste.
Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles, e Eu esteja neles».
Tradução litúrgica da Bíblia
Monge de Constantinopla
Catequese 6
A porta está aberta!
Depois de tudo ter realizado e de ter assumido por nós uma natureza humana, Cristo, nosso Deus, Jesus, o absolutamente perfeito, subiu ao Céu e, como fruto do seu combate, deixou-nos a sua paz, dizendo: «Deixo-vos a minha paz» (Jo 14,27). E não o disse apenas aos apóstolos; com efeito, o nosso Deus, aquele que dá a vida, declarou: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra,
para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti».
É justo, pois, irmãos caríssimos, que perguntemos como o apóstolo: «Quem nos separará do amor de Deus? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, o perigo ou a espada?» (Rom 8,35). Exultai e enchei-vos de alegria vendo o amor de Deus pelo homem! Temos a vida sob os nossos olhos, a alegria diante de nós, a felicidade a nossos pés! A porta está aberta! Correi e tomai, pois a ninguém faltará a energia para o fazer! Apressemo-nos, pois, cada um tentando sempre ultrapassar o outro, estimulado pelo pensamento de que não se lhe oferecem tesouros corruptíveis e terrenos, mas tesouros eternos e imortais. Que o Senhor vos conceda estabelecer-vos no bem, correr a toda a pressa, serdes admitidos no estádio e usar a coroa da vitória! Possamos nós obter todos os bens que com ela vêm, pela graça e a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem sejam dadas, tal como ao Pai e ao Espírito Santo, a glória, o poder, a honra e a adoração, agora e por todos os séculos dos séculos, ámen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário