Martirológio Romano: Em Niceia, também na Bitínia, a paixão de São Theodus com seus filhos Evódius, Hermógenes e Callistus.
Nos martirológios latinos de 25 de abril é apresentado o elogio a esses três santos irmãos, mártires em Siracusa; no grego Menei, por outro lado, os encontramos comemorados em 1 e às vezes 2 de setembro, e na Menologia do Card. Sirleto no dia 11 do mesmo mês. É relatado que eles eram irmãos germânicos, que foram acusados como cristãos do presidente da província e condenados a sofrer a morte pela espada por volta de 303-304.
Este elogio e esta notícia levantam muitas questões. Em vez de Siracusa, alguns códices colocam seu martírio em Cesaréia: mas se essa atribuição é comumente rejeitada, hoje a tese de que eles são mártires de Nicéia, para serem identificados com os três filhos de São Francisco. Teodota, cujo elogio lemos no Martirológio Romano em 2 de agosto. De fato, aqui falamos do martírio de São Paulo. Theodota e resume as informações contidas na passio de s. Anastácia, de quem o Venerável Beda preservou o detalhe mais antigo: Teodota é uma mártir de Niceia, queimada viva com seus três filhos, o mais velho dos quais se chamava Evódio. Não é inútil notar que a data de 2 de agosto, já dada pelo Martirológio Hierônimo, é um erro para 2 de setembro, como confirma o Martirológio Siríaco (século IV).
No que diz respeito ao terceiro desses mártires, mss. às vezes eles têm Callistus e às vezes Callista, de modo que ele permanece indeciso se é de fato um homem 0 de uma mulher, mesmo que do manuscrito grego Contagaris do mosteiro de S. Filippo di Fragalà, citado pelos bollandistas, pareça bastante evidente que é uma mulher.
Autor: Giovanni Mongeili
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário