quinta-feira, 29 de maio de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Viver para mim é Cristo”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
4 . Jesus é o fundamento da espiritualidade.
Não há espiritualidade cristã sem Jesus Cristo. Ele é o fundamento. Ele é o tudo da espiritualidade. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). O primeiro momento da espiritualidade é a revelação que Deus faz de seu Filho a cada um. Ele o faz das mais diversas maneiras. Esta manifestação sintetiza-se nas palavras de Deus na transfiguração:  “Este é meu Filho muito amado, em que pus todo meu afeto. Ouvi-o”! (Mt 17,5). A espiritualidade começa no primeiro momento da vida e se delineia no Batismo. Se por um lado Deus se manifesta, mesmo silenciosamente, por outro lado cada um deve fazer sua parte e acolher esta manifestação. Não se trata de ser "santo” desde pequeno. Trata-se de colocar em ação um processo de vida que se torna eterno! Nas narrativas do Natal nós vemos os diversos momentos da apresentação que Deus faz de seu Filho: aos pastores, as Magos, aos judeus no Batismo e aos discípulos nas bodas de Caná. O Pai continua a nos apresentar o Filho através de sua vida, gestos, palavras como vemos nos evangelhos. Apresenta “para que todo aquele que nEle crêr, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
5. Jesus faz um convite.
Jesus é apresentado pelo Pai. Mas Ele próprio convida a seguí-lo. Chama os discípulos à beira-mar: “Vinde!”. Ser discípulo é uma experiência de estar com Ele. “Mestre, onde moras?” Perguntam. “Vinde e vede”! Responde Jesus. Foram e viram onde ele morava. Ficaram com Ele naquele dia” ( Jo 1,29). Sua vida é um contínuo chamado a seguí-lo. “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). Não só em seu tempo Jesus chamava. Hoje continua chamando e amanhã continuará chamando através de tantos modos, palavras e pessoas. Às vezes, no ruído do mundo, outras vezes no silêncio do coração. Espera a resposta coerente. O próprio fato de você pensar que falta algo na sua vida é já um chamado e uma apresentação constante que Jesus faz. Como foi que você recebeu o chamado para seguí-lo? Na sua espiritualidade, qual é o lugar de Jesus? Está fundada nEle ou em devoções, santos ou até mesmo Nossa Senhora?
6. Permanecer em Cristo.
            Na parábola da videira e os ramos, Jesus diz: “Permanecei em mim” (Jo 15,4) Espiritualidade é viver a mesma vida de Cristo, como o ramo vive da vida do tronco. O sentido de permanência quer indicar a vida de Jesus como a única fonte de vida para todos. Ele é o tronco que tira do Pai a vida e passa para todos, para que, tendo a mesma vida, produzam frutos. Espiritualidade não é um sentimento, é a vida de Cristo em nós. Esta permanência realiza-se pelo amor – Crer em Jesus é o mesmo que viver no amor. Impossível falar de espiritualidade desligada de Jesus, seu evangelho, sobretudo o amor. Permanecer na vida de Cristo era a vida de Paulo: “Para mim viver é Cristo” (Fl 1,21). Santo Afonso diz que toda a santidade consiste em amar Jesus Cristo. Qual é minha ligação pessoal com Jesus? Que significa para mim estar unido a Cristo? Mesmo que eu não tenha conhecimento de como funciona esta união, podemos ter certeza que estamos unidos a Ele, pois Ele é que se une a nós.Trata-se de aprofundar a consciência de um fato já existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário