sábado, 24 de maio de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Santo Afonso de Liguori”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Um santo homem para hoje.
A Igreja tem mais de 4 mil santos e beatos proclamados. Não significa que não haja tantíssimos outros, como nos ensina a festa de Todos os Santos. Os que são proclamados continuam com um carisma especial para o bem da Igreja e para o aprofundamento do Mistério do Cristo do qual são testemunhas e continuadores. Mesmo sendo de outro tempo, sua vida é uma leitura do Evangelho que permanece aberta e pronta para maiores aprofundamentos. Santo Afonso (1696-1787) é um santo do seu tempo, mas também muito oportuno para nós, hoje. Não se trata de um santo milagreiro a mais, mas de uma página do Evangelho traduzida através de sua vida e seus ensinamentos. Não é um homem só para sua Congregação, mas para a Igreja toda. Os santos são vivos diante de Deus que estão em ligação conosco através da Comunhão dos Santos. Comunhão dos Santos é a comunicação de vida e de amor existente no Corpo Místico de Cristo, do qual, vivos e mortos, fazemos parte. Todos vivemos unidos transmitindo uns aos outros a vitalidade deste Corpo. É como o corpo humano.
Santidade e vida.
Um primeiro aspecto da vida de Afonso, que nos interessa hoje, é sua busca permanente de colocar Cristo como centro de sua vida e de todas as suas atividades. Ele mesmo diz que toda a santidade consiste em amar Jesus Cristo. Santidade não são formas exteriores, mas Cristo no coração e na vida. Daí nascem os diverrsos modos de ser santo. Dessa fonte de vida e inspiração, passamos ao aspecto que toca nossa vida: Nossa união a Cristo faz de nós continuadores de sua presença e missão no mundo. Ele se torna vivo e presente na sua missão: ser o amor misericordioso de Deus que salva e convida a viver sua vida e seu amor. Vemos, assim, como a santidade e a ação seja pastoral ou social são uma só e única realidade porque é o Cristo que nos santifica enquanto deixamos que Ele continue sua missão de Redentor de todos. Somos uma viva memória daquele carinho que Ele era e tinha para todos. A busca de colocar Cristo no centro de nossa vida é a lição que podemos aprender deste homem que fez de sua vida aquilo que escreve Paulo: “Meu viver é Cristo”.
Afonso e o povo sofrido.
A dimensão pastoral, social e humana que Afonso desenvolve em sua vida é o resultado de sua união a Cristo. Ele usou todos os meios para levar ao homem do campo o conforto da religião: deixou a cidade grande e foi morar entre os abandonados pela Igreja e pelo Estado. Colocou a casa dos padres e irmãos de sua Congregação ao alcance do povo, como casa de acolhimento. Exigia deles uma vida simples e uma linguagem popular. Escreveu livros para o povo; compunha canções religiosas populares; respeitava sua caminhada e sua consciência; criou um sistema moral para que o povo miúdo fosse bem orientado e bem atendido nas suas confissões, com carinho e respeito às pessoas. Isso tudo podemos continuar fazendo, desde que nossa vida seja coerente com nossa opção por Cristo. A opção por Cristo tem conseqüências imediatas para nosso cotidiano. A vida de Afonso, mesmo que tenha um aspecto “espiritual acentuado”, foi uma vida dedicada às pessoas. Afonso foi uma pessoa que fez de si mesmo um contínuo serviço para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário