sábado, 31 de maio de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Caminho para o Pai”.

PADRE LUIZ CARLOS
      DE OLIVEIRA CSsR
 7. O Pai, direção da espiritualidade.
A revelação do Filho, sua missão, vida, morte e ressurreição tem como finalidade mostrar o Pai. Felipe dissera a Jesus: “‘Mostra-nos o Pai e isso nos basta’! Jesus responde: ‘Quem me viu, viu o Pai’” (Jo 14,8-9). O final da missão de Jesus é o Pai: “Quando o Filho entregar o Reino a Deus Pai” (Rm 15,6). A vida espiritual tem que seguir este ritmo, estando sempre direcionada ao Pai. Na realidade ela está sempre direcionada, mesmo que não estejamos atentos. É necessário se conscientizar e assumir. A vida de Jesus e sua vida espiritual, que era o todo de sua vida, estava voltada para o Pai. Ele era um apaixonado pelo Pai. Assim rezava: “Pai Nosso que estais nos céus” (Mt 6,9); “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves” (Jo 11,41-42). “Eu te dou graças ó Pai” (Mt 11,25). Notemos que o Pai está sempre fora de nossa maneira de entender a espiritualidade: ou rezamos a Cristo ou ao Espírito ou a Maria ou aos santos. Dificilmente nós nos dirigimos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Não há outro caminho. Você pode argumentar: Mas como o Pai vai atender a todo mundo? Não se preocupe! O Pai é todo inteiro para cada um, a todos momentos. Se dissermos em linguagem humana, cada um é único para Ele. Ele estará sempre pronto a entrar em comunhão com você. Vimos que Jesus é o ponto de partida da Espiritualidade. “Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo. 14,21). É o Filho que revela o Pai. “Ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar” (Mt 11,27). Chegando a Jesus, Ele os leva na direção certa: O Pai.
8. O modo de agir do Pai.
Se por um lado o Pai é a direção, por outro lado nós somos a direção do Pai. Vejamos como Ele age: Ouve a oração secreta (Mt 6,6), sabe do que precisamos, mesmo antes de o pedirmos (Mt 6,32); Mesmo que ninguém nos entenda, mesmo nosso pai e nossa mãe, o Pai do céu sabe dar coisas boas aos que lhas pedirem (Mt 7,11); Quando nos reunimos para pedir alguma coisa, ele atenderá (Mt 18.19); Faz chover sobre os justos e injustos (Mt 5,45); Em sua casa há lugar para todos (Jo 14.2); O modo de agir do Pai é o mesmo modo de agir do Filho e deve ser o modo de agir dos filhos. Lembremos o Pai do Filho pródigo! E a expressão do Pai para com os mais frágeis e errados. Não há o que temer do Pai. Ele é bom demais.
9. Resposta ao Pai.
Jesus diz que o sentido de sua vida era fazer a vontade do Pai. À medida que nos unimos a Jesus temos, como sentido de nossa vida, fazer a vontade do Pai. “É da vontade de vosso Pai que não se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18,14). O Pai quer uma felicidade para todos. É vontade do Pai que tenhamos para com todos o mesmo amor e a mesma misericórdia que sempre manifestou para com todos. Ter o Pai como direção de nossa vida vai exigir que tenhamos seus pensamentos e seus sentimentos. É fundamental para a espiritualidade ter este direcionamento de responder ao Pai, como Jesus. Jesus veio justamente para nos revelar este amor que quer comunhão. Esta é a vida da Trindade Santa. Perguntemos a nós, qual é o lugar do Pai do céu em nossa vida? Tiremos da mente certas imagens e idéias que nos foram passadas sobre o Pai que castiga e condena. Ele ama.
http://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário