sábado, 24 de maio de 2014

EVANGELHO DO DIA 24 DE MAIO

Evangelho segundo S. João 15,18-21.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, Me odiou a Mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa. 
Mas tudo isto vos farão por causa de mim, porque não reconhecem aquele que me enviou. 
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
São Policarpo (69-155), bispo, mártir 
Carta aos Filipenses, 1,1–2,3; 8,2; 9,1-2 (trad. do Breviário, 3ª e 4ªfeira da XXVI semana do Tempo Comum) 
«Se Me perseguiram a Mim, também vos hão-de perseguir a vós»
Muito me alegro convosco em Nosso Senhor Jesus Cristo, porque recebestes aqueles que são a imagem da verdadeira caridade [Sto. Inácio de Antioquia e companheiros] […], aqueles que iam presos com cadeias dignas dos santos, cadeias que são os diademas de quem foi escolhido pelo nosso Deus e Senhor. Alegro-me também porque a raiz vigorosa da vossa fé, tão celebrada desde tempos antigos, ainda permanece até aos nossos dias e produz frutos em Nosso Senhor Jesus Cristo, que por nossos pecados foi voluntariamente ao encontro da morte e que «Deus ressuscitou, libertando-O das cadeias da morte» (Act 2,24). «Sem O verdes ainda, vós acreditais nele com uma alegria inefável e gloriosa» (1Ped 1,8). […] «Aquele que O ressuscitou dos mortos também nos ressuscitará a nós» (2Cor 4,14) se cumprirmos a Sua vontade e vivermos segundo os Seus mandamentos, amando o que Ele amou. […] Sejamos imitadores da Sua paciência; e, se padecemos por Sua causa, dêmos glória ao Seu nome. Este foi o exemplo que Ele nos deu com a Sua vida, e é nisso que nós acreditamos. 
Peço-vos a todos que obedeçais à palavra da justiça e em tudo exerciteis a paciência. Esta paciência pudestes vós contemplá-la com os vossos próprios olhos, não só nos bem-aventurados Inácio, Zósimo e Rufo, mas também em muitos outros que eram da vossa comunidade, bem como no próprio Paulo e nos outros Apóstolos. Lembrai-vos de que todos estes não correram em vão (Gal 2,2), mas na fé e na justiça, e se encontram agora no lugar que mereceram, junto do Senhor, com Quem também padeceram. Porque eles não amaram este mundo (2Tim 4,10), mas Aquele que por nós morreu e que Deus ressuscitou por nossa causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário