terça-feira, 20 de maio de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Quem é meu próximo”!

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Eu sou teu próximo!
            Jesus esteve muitas vezes em confronto com os judeus que o queriam provar e condenar por uma palavra ou atitude em falso. Jesus, ao contrário, apresenta um caminho de vida ao responder as estes confrontos. Assim Jesus prioriza a prática de vida e nos ensina a viver como vivia. Jesus não é em primeiro lugar um mestre de verdades. Ele é a verdade. Sua vida é o Evangelho. Ele é a Palavra Viva. Entendendo deste modo, podemos tirar da bela parábola do samaritano o ensinamento sobre quem é Jesus e qual é sua missão: Ele é o samaritano que estrangeiro, torna-se o próximo de cada homem. O que Jesus propõe é: “Eu sou o teu próximo que vem para curar tuas feridas e conduzir-te para a estalagem do Reino, da Igreja, que continua o cuidado até que tenhas plena cura”. Ele desceu do seu cavalo, desceu dos céus como misericórdia do Pai. Estruturas religiosas ou leigas não salvam  nem expressam, necessariamente o projeto divino. Só o farão quando deixarem de ser para si e passarem a ser para os necessitados. Esperamos muito da verdade, mas da verdade que é caminho e vida.
A verdade está ao nosso alcance
            Quando se fala de religião, a maioria das pessoas se sente em dificuldades e despreparada para falar. Se fosse tão difícil assim, Jesus não teria aberto seus tesouros aos humildes e fracos como ele mesmo diz: a revelação é acessível a todos. O Reino dos céus é dos humildes. Se tivermos uma dificuldade imensa para entender a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja, há algo muito errado, pois o projeto de Deus é para todos e não somente para alguns. A primeira leitura, do livro do Deuteronômio, nos diz que a “Palavra está ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”. Não podemos transformar a Palavra de Deus e os caminhos de Jesus em caminhos fechados ou intransitáveis, pois foram feitos para nós. Ficamos perplexos diante da dificuldade de se entender a Palavra de Deus. Onde está o defeito? Creio que houve um distanciamento da vida e da Palavra. Jesus, primeiro realizava as ações, depois as explicava com palavras. Sua própria vida é expressão desta maneira de compreender. O Evangelho foi escrito a partir da experiência pessoal dos discípulos com Ele. Assim como O viram e entenderam, escreveram.
Vai e faze o mesmo.
            Jesus, o bom samaritano, é também aquele que reconcilia o universo, através de sua missão de misericórdia, levando-o à plenitude. Sua missão de reconciliação e misericórdia continua no mundo através de seus seguidores. “Vai e faze o mesmo” diz Jesus ao mestre da lei. Não basta saber tudo sobre a Bíblia e a religião. É preciso fazer como Jesus fez. A parábola critica fortemente as duas classes privilegiadas: sacerdotes e levitas (homens mais ligados ao templo). O mundo pede ações concretas. Todo homem e mulher que dão um passo em direção ao irmão necessitado e lhe dão condições de sair de seu sofrimento e se estabelecer numa vida “plena”, estes são o bom samaritano e são o continuar da presença e missão de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário