terça-feira, 27 de maio de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Caminhos da Espiritualidade”

  PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
1.  O que é Espiritualidade cristã?
Para escrever sobre espiritualidade temos que entender o sentido da palavra. É um termo que está muito em voga no momento atual. Há muitas “espiritualidades”, por exemplo, as espiritualidades das diversas religiões como judaica, muçulmana, hindu, espiritismo etc... Vamos tratar da espiritualidade cristã, sob o prisma católico, assim mesmo sem entrar pelo rico veio da espiritualidade das igrejas orientais. Há elementos que são comuns, saudáveis e construtivos, dos quais podemos aprender tantas coisas. Não desmerecemos as riquezas de outros caminhos, mas queremos refletir sobre a nossa espiritualidade que nasce do batismo através de uma renovada profissão de fé, na Igreja. Devemos inicialmente distinguir espiritualidade de espiritualismo. Espiritualismo é modismo e não atinge o interior da pessoa, por exemplo, uma técnica espiritual de concentração. Pode ser aplicada ao nosso caminho, mas como instrumento.  O que é espiritualidade cristã? “Espiritualidade é a vivência do Evangelho guiada pelo Espírito Santo, na Igreja. Trata-se de nossa vida religiosa guiada pelo Espírito Santo.
2. O Espírito e a pessoa.
A espiritualidade envolve toda a pessoa com sua realidade individual e na situação em que vive. A pessoa responde ao Espírito com adesão da inteligência e ações exteriores correspondentes à opção de fé em Jesus e às condições humanas. Exige um caminho pessoal de acordo com o tipo próprio de ser de cada um. Por isso a Espiritualidade não é igual para todos, ainda que seja a mesma. Depende das diferenças de sexo, idade, temperamento, cultura, dons, aptidões, situações pessoais, estado civil (casado ou solteiro), profissão, doenças, história pessoal, história em que se vive, teologia dominante e mesmo a região geográfica (por ex. um lugar de muito sol pode dar um tipo diferente relativamente um lugar mais sombrio). É diferente a espiritualidade de um homem e a de uma mulher etc... Errado seria se fosse tudo igual. O Espírito é o mesmo, mas diferentes serão os modos. Cada um será diferente do outro no caminho da espiritualidade, mesmo que o passado tenha querido igualar e nivelar. Jesus dizia: “Na casa do meu pai há muitas moradas”. O Espírito Santo ilumina e guia a todos, mas cada um a seu modo. Que bela critiatividade do Espírito! Houve uma uniformidade que afastou o povo da espiritualidade, como sendo uma coisa para poucos e, mesmo, só para os antigo.
3. Caminho a seguir.
Neste caminho de formação que iniciamos, pretendo procurarmos os fundamentos da espiritualidade, sua estrutura teológica e as dinâmicas que a impulsionam. Assim nos orientamos para a vivência. Há muitas maneiras de nos aproximarmos desta temática. Uma não exclui a outra. Vamos assim, lentamente, entrando neste tema. Qualquer dúvida ou acréscimo, escrevam-nos. Teremos uma numeração seguida. Se alguém perde algum número, pode nos escrever pedindo. Nosso desejo não é tanto ensinar como fazer nossa espiritualidade pessoal, mas, sobretudo mostrar como funciona. A partir destes dados poderemos caminhar para a prática pessoal. Nos artigos vou tratar somente deste assunto.
http://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário