Evangelho segundo São Mateus 28,16-20.
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara.
Quando O viram, adoraram-no; mas alguns ainda duvidaram.
Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na Terra.
Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».
Tradução litúrgica da Bíblia
Compositor de hinos
Hino 48 para a ascensão, 2-4, 7-8; SC 283
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos»
Aquele que desceu à Terra - e só Ele sabe como -, antes de voltar para o Céu - como? só Ele o sabe -, tomou aqueles que amava e levou-os ao alto de um monte para lhes elevar a cabeça e o espírito. O Senhor, abrindo os braços como asas, cobriu, qual águia, o ninho de que cuidava ternamente (cf Dt 32,11) e disse aos seus: «Protegi-vos contra todos os males à minha sombra (cf Sl 90,1): assim como Eu vos amei, amai-Me vós também. Não Me separarei de vós: permaneço convosco, e ninguém poderá fazer-vos mal» (cf Mt 28,20; Rom 8,31).
Com estas palavras, o Senhor provocou grande dor nos seus apóstolos. Talvez tenham até chorado, dizendo: «Vais abandonar-nos, vais separar-Te daqueles que Te amam? Isso angustia-nos, porque o nosso maior desejo é estar sempre contigo. Procuramos o teu rosto; não há outro Deus além de Ti (cf Sl 26,8; Is 45,5). Não Te afastes daqueles que Te amam, fica connosco e diz-nos: "Não Me separarei de vós: permaneço convosco, e ninguém poderá fazer-vos mal"».
Vendo a dor daqueles que O amavam, o Senhor consolou-os como um pai consola os filhos: «Não choreis, amigos, porque não estamos em tempo de lágrimas. Esta é a hora da minha alegria; para ir ter com meu Pai, tomo asas e repousarei na minha tenda (cf Sl 138,9), pois fiz do firmamento do céu uma tenda, como diz Isaías: "Deus formou o céu como uma abóbada e como uma tenda onde Ele habita" (Is 40,22), Deus, que diz aos seus: "Não Me separarei de vós: permaneço convosco, e ninguém poderá fazer-vos mal"».
«Por isso, estai alegres e radiosos, tende um ar feliz, "cantai um cântico novo" (Sl 97,1), pois tudo aquilo que vai chegar, chega para vós. Eu desci do Alto por amor a vós, e andei pela Terra para vos agradar e ser acolhido por vós. É também por amor a vós que volto para o Céu, a fim de dispor do lugar onde estarei convosco, pois "em casa de meu Pai há muitas moradas" (Jo 14,2). Vou, pois, preparar-vos uma morada para vos receber e não Me separarei de vós: permaneço convosco, e ninguém poderá fazer-vos mal».
Nenhum comentário:
Postar um comentário