Félix IV foi um papa eleito em 12 de julho de 526. Morreu em 22 de setembro de 530.
Nasceu em Benevento. Designado por Teodorico, o Grande, demonstrou tal lealdade à Igreja que o rei ostrogodo o repudiou e o desterrou. Construiu em Roma a Basílica dos Santos Cosme e Damião, e condenou o semipelagianismo numa carta a São Cesário de Arles, que no II Concílio de Orange em 529, converteu em cánones. À beira da morte, pediu ao clero que elegesse o arcediago Bonifácio para que lhe sucedesse. Com sua morte, os cristãos tiveram liberdade de culto.
Também é numerado em algumas listas como Papa Félix III na lista de papas que exclui o Antipapa Félix II e certos catálogos incluem, como verdadeiro papa, sucessor de S. Félix IV, o papa Dióscuro. Foi sucedido pelo papa Bonifácio II.
Sua festividade inicialmente era o 30 de janeiro mas transladou-se à data de sua morte a 22 de setembro.
Em 18 de maio de 526, o papa João I (qv) morreu na prisão em Ravena, vítima das suspeitas de Teodorico, o rei ariano dos godos. Quando, através da poderosa influência desse governante, o cardeal-sacerdote Felix de Sâmnio, filho de Castório, foi levado adiante em Roma como sucessor de João, o clero e os leigos cederam ao desejo do rei gótico e escolheram o papa Felix. Ele foi consagrado Bispo de Roma em 12 de julho de 526 e aproveitou o favor de que gozou na corte de Teodorico para promover os interesses da Igreja Romana, cumprindo os deveres de seu ofício de maneira digna. Em 30 de agosto de 526, Teodorico morreu, e seu neto Atalarico sendo menor de idade, o governo foi conduzido por Amalasunta, mãe de Atálarico, filha de Teodorico e favorável aos católicos. Para o novo governante, o clero romano fez uma reclamação sobre a usurpação de seus privilégios pelo poder civil. Um édito real, elaborado por Cassiodoro em termos do mais profundo respeito pela autoridade papal, confirmou o costume antigo de que toda acusação civil ou criminal de um leigo contra um clérigo deveria ser submetida ao papa ou a um tribunal eclesiástico nomeado por ele. Uma multa de dez libras de ouro foi imposta como punição pela violação desta ordem, e o dinheiro assim obtido deveria ser distribuído entre os pobres pelo papa (Cassiodoro, “Variæ”, VIII, n. 24, ed. Mommsen , “Mon. Germ. Hist .: Auctores antiquiss.”, XII, 255. O papa recebeu como presente de Amalasunta dois antigos edifícios no Fórum Romano, o Templo de Rômulo, filho do Imperador Maxêncio e o Templo Templum urbis adjacente, o cartório romano de registro de terras. O papa converteu os edifícios na Igreja de São Cosme e Damião, que ainda existe e na abside de que é preservada o grande e magnífico mosaico executado por ordem de Félix, a figura do papa, no entanto, sendo uma restauração posterior. Felix também participou do chamado conflito semipelagiano na Gália do Sul sobre a natureza e a eficiência da graça. Ele enviou aos bispos daquelas partes uma série de “Capitulos”, relativas à graça e ao livre arbítrio, compilada das Escrituras e dos Padres. Estes capítulos foram publicados como cânones no Sínodo de Orange (529). Além disso, Felix aprovou a obra de Césario de Arles contra Fausto de Riez sobre a graça e livre arbítrio (De gratia et libero arbitrio). Prestado ansiosamente pelas dissensões políticas dos romanos, muitas das quais representavam os interesses de Bizâncio, enquanto outros apoiavam a regra gótica, Felix IV, quando ele adoeceu gravemente no ano 530, desejava assegurar a paz da Igreja Romana nomeando seu sucessor. Tendo cedido ao arcediácono Bonifácio seu pálio, ele divulgou publicamente que havia escolhido Bonifácio para sucedê-lo, e que ele havia informado a corte de Ravena de sua ação (“Neues Archiv”, XI, 1886, 367; Duchesne, Liber Pontificalis, ”I, 282, nota 4). Felix IV morreu logo depois, mas na eleição papal que seguiu seus desejos foram desconsiderados (ver Bonifácio II).
A festa de Felix IV é celebrada em 30 de janeiro. O dia da sua morte é incerto, mas provavelmente foi no final de setembro de 530.
https://www.blogger.com/u/0/blog/post/edit/2537222343213245806/5523333735844566616
Nenhum comentário:
Postar um comentário