PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR |
Sabedoria de Deus
Jesus é a novidade total. Ele é um momento novo do caminho de Deus com a humanidade. A lei e os profetas têm nEle sua plenitude e nEle há uma lei nova e uma palavra nova. Ele é a Palavra máxima que Deus pronunciou, como está escrito na carta aos Hebreus: ''Nos últimos tempos falou-nos através do Filho" (Hb 1,2). Ele é a lei, pois Sua lei é o amor que proclama do alto da Cruz em Sua entrega. Por isso Paulo diz: "apresentamos Cristo Crucificado", quando os gregos pedem sabedoria e os judeus milagres. Sabedoria maior está em Cristo que sabe se entregar. O maior milagre é saber amar até o extremo do amor. O que parece ser fraqueza ou loucura de Deus, a morte do Filho, é mais sábio e mais forte que os homens. A sabedoria de Deus se revela em Jesus que é a nova lei. A antiga aliança, em sua sabedoria educadora deu-nos a lei, os dez mandamentos. Era o código da aliança e o caminho para se cumprir a vontade de Deus. Agora Cristo é o monte no qual é proclamada a nova lei, o caminho para chegar a Deus. Jesus diz: "Eu sou o caminho a verdade e a vida" (Jo 14,6). Ele é a sabedoria de Deus que foi recusada pelos gregos como loucura e desprezada pelos judeus como fraqueza. No Monte Calvário é proclamada a lei da nova aliança. Moisés deu a lei, por Jesus Cristo nos veio a graça e a salvação (Tt 2,11).
Lei que liberta
Refletindo sobre as alianças de Deus com seu povo, nessa Quaresma, lemos o código da Aliança, os 10 mandamentos. A formulação nos causa estranheza e deixa entrever a religião como algo negativo que tanto proíbe. Lemos: Não matarás, não roubarás, não cobiçarás etc... Temos assim uma visão incompleta do que seja a lei de Deus. Na realidade, os 10 mandamentos são um sinal de amor e de libertação. Vejamos que o texto Ex. 20 inicia-se com as palavras "Eu sou o teu Deus que te tirou da terra do Egito". A lei é o coroamento da libertação, como reza o salmo: "Removi a carga de seus ombros, suas mãos deixaram o cesto. Clamastes na opressão e te libertei" (Sl 80,7-8). Para compreender as 10 palavras é preciso um grau de santidade que Cristo nos dá. Ele mesmo as reconhece como expressão do amor de Deus e do próximo: "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mt 22,40). Os 10 mandamentos conduzem a Cristo e são caminhos de liberdade e amor. A sabedoria e a força de Deus se manifestam no homem que se renova em Cristo.
Novo Templo
O templo era o coração do povo de Israel, lugar da presença de Deus e do encontro com Ele. A ele todos iam felizes (que alegria quando me disseram, vamos à casa do Senhor!). Jesus foi a esse templo e o purificou. Jesus tem autoridade de purificar o templo e as idéias que tinham a respeito dele. A purificação que Jesus faz é levar a entender que o lugar da presença e do encontro com Deus é Seu Corpo, destruído e ressuscitado. Nele está a sabedoria, a força, a lei e o lugar do encontro com Deus. Seu Corpo ressuscitado reconduz à aliança definitiva que Deus propusera: "Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo" (Ex 6,7). Jesus realiza a profecia do Horeb: Eu sou Javé: sou Aquele que caminha convosco. Ele é o Emanuel - Deus Conosco. O sinal de renovação mostra que em Cristo a novidade é total: um Deus crucificado é um Deus Salvador e Libertador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário