terça-feira, 19 de março de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “A Tradição e a Palavra de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Tradição da fé
 
Quando dizemos que não somos uma religião do livro, mas da fé em Jesus, compreendemos que a Palavra de Deus não se fecha num livro sagrado que acolhe as sagradas palavras de Jesus que são vivas e eficazes. Atualmente temos dado muito mais valor à palavra escrita. A fé que nos foi transmitida pelos apóstolos, e a partir deles por todos os que creram e creem em Jesus. É o que chamamos de Tradição, que vem do latim tradere que significa passar adiante. Jesus nos foi dado e Ele nos deu suas palavras para que fossem transmitidas a todos os povos como fonte de toda a verdade salutar e de toda disciplina, com a assistência do Espírito Santo. Sabemos que os primeiros cristãos não tinham o Novo Testamento. Como viviam o conhecimento da fé? Os apóstolos com suas pregações transmitiram os ensinamentos de Jesus. As comunidades se formaram e se espalharam evangelizando e formando novas comunidades cristãs. Só muito mais tarde é que foram escritos os textos do Novo Testamento. Dos ensinamentos dos apóstolos foram se formando, sob a inspiração do Espírito Santo, os evangelhos, epístolas e outros textos. A comunidade discerniu o que era de fé ou não era de fé. Nos ensinamentos contêm todo o necessário para a salvação. A fé já era vivida pelos fiéis. O ensinamento dos apóstolos formou e orientou a comunidade cristã. Nem todos os apóstolos escreveram textos que foram colocados na Bíblia. Por isso podemos entender, como está ensinado no documento Dei Verbum 8: “Esta Tradição de origem apostólica é realidade viva e dinâmica: ela progride na Igreja com a presença do Espírito Santo; não no sentido de mudar na sua verdade, que é perene, mas progride a percepção tanto das coisas como das palavras transmitidas”. 
Educar para ler 
Podemos ter certeza que a maioria do povo não tem essa percepção. Não é culpa sua. Daí a importância da formação religiosa. Alguns podem pensar em Tradição como conservar os ritos antigos da liturgia, roupas ou regras de piedade etc... Contudo estamos muito mais ligados à Tradição que à Bíblia, pois a vivemos mais na vida quotidiana, nas celebrações litúrgicas, nos ensinamentos. É nosso dia a dia. Aprendemos a viver a fé através dela. Não podemos dissociar uma da outra, pois as duas são uma só verdade em dois modos. Complementam-se e se explicam. Tudo que está na Tradição tem fundamento na Palavra de Deus. A Tradição tem a função de aprofundar a fé e a compreensão da Palavra de Deus partilhá-la adiante. O Espírito forma o povo de Deus para que viva com pureza sua fé. Sabemos que a fé do povo é um critério de verdade. A missão da Igreja, em seus pastores, é velar para que permaneça pura a fé e o modo de viver do povo. Nem tudo que está na Tradição se encontra escrito na Bíblia, mas tem nela seu fundamento. 
Deus nos fala 
Para melhor compreensão do sentido profundo da Escritura e da Tradição devemos entender que não se trata de letras escritas em um tempo remoto, ou histórias como conto de fadas. A Escritura só pode ser entendida quando tomamos consciência que através dela Cristo fala pela boca dos escritores sagrados. É o Cristo vivo hoje, não um vivo outrora. Nesta obra maravilhosa, sob a orientação do Magistério, a Igreja transmite o que foi revelado em Cristo. É Cristo que continua a comunicar sua palavra na Tradição viva da Igreja e na Sagrada Escritura que são a regra suprema da fé.
ARTIGO PUBLICADO EM OUTUBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário