terça-feira, 26 de março de 2024

São Bráulio de Zaragoza, Bispo (+651), 26 de Março

Braulio de Zaragoza. 
Retrato de Bartolomé Bermejo en la predela del 
Retablo de Santa Engracia de Daroca.

"Todo o escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que do seu tesouro tira coisas novas e velhas" (Mt 13,52).
Em Zaragoza, na Espanha, venera-se hoje um grande bispo: São Bráulio. O seu mérito consistiu, sobretudo, em ter desempenhado um papel decisivo nos Concílios, sobretudo como Bispo de Zaragoza, nos anos de 631 a 651. São Bráulio é considerado um dos maiores discípulos do grande Santo espanhol, Isidoro de Sevilha, venerado com incrível fervor na Capital da Espanha e em todo aquele país. 
Braulio de Zaragoza e Isidoro de Sevilla 
en una miniatura otoniana del siglo X.
As glórias terrenas, os louvores e o poder não o tinham apegado à terra. Soube remontar-se às alturas e vivia da esperança cristã, que põe os bens acima das nuvens, para além da morte. A verdadeira sabedoria, que aprendeu em tantos livros e manuscritos antigos e novos, e pela qual trabalhou tanto, a ponto de ficar cego no fim da vida, deu- lhe o verdadeira sentido da vida presente, que é o caminho para a outra, a eterna.
Numa carta escrita à sua irmã Pampônia, diz: "O tempo foge insensivelmente, a morte aproxima-se em segredo, e a nossa cega esperança não vê senão as alegrias da vida. Felizes aqueles cuja alegria é Deus, e cujo gozo repousa na futura bem-aveturança!"
Partiu para junto de Deus pelo ano 651.

Nenhum comentário:

Postar um comentário