terça-feira, 26 de março de 2024

EVANGELHO DO DIA 26 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 13,21-33.36-38. 
Naquele tempo, estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou: «Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará». Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem falava. Um dos discípulos, o predileto de Jesus, estava à mesa, mesmo a seu lado. Simão Pedro fez-lhe sinal e disse: «Pergunta-Lhe a quem Se refere». Ele inclinou-Se sobre o peito de Jesus e perguntou-Lhe: «Quem é, Senhor?». Jesus respondeu: «É aquele a quem vou dar este bocado de pão molhado». E, molhando o pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão. Naquele momento, depois de engolir o pão, Satanás entrou nele. Disse-lhe Jesus: «O que tens a fazer, fá-lo depressa». Mas nenhum dos que estavam à mesa compreendeu porque lhe disse tal coisa. Como Judas era quem tinha a bolsa comum, alguns pensavam que Jesus lhe tinha dito: «Vai comprar o que precisamos para a festa»; ou então, que desse alguma esmola aos pobres. Judas recebeu o bocado de pão e saiu imediatamente. Era noite. Depois de ele sair, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus O glorificará em Si mesmo e glorificá-lo-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Haveis de procurar-Me e, assim como disse aos judeus, também agora vos digo: não podeis ir para onde Eu vou». Perguntou-Lhe Simão Pedro: «Para onde vais, Senhor?». Jesus respondeu: «Para onde Eu vou, não podes tu seguir-Me por agora; seguir-Me-ás depois». Disse-Lhe Pedro: «Senhor, por que motivo não posso seguir-Te agora? Eu darei a vida por Ti». Disse-Lhe Jesus: «Darás a vida por Mim? Em verdade, em verdade, te digo: não cantará o galo, sem que Me tenhas negado três vezes». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Liturgia latina 
«Desce o Verbo de Deus», 
Hino de Laudes da Solenidade do 
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Antes de morrer, o Salvador 

entregou-Se aos seus discípulos

Desce o Verbo de Deus à nossa terra,
sem deixar a direita de Deus Pai.
E, lançada a semente do Evangelho,
o Senhor chega ao ocaso da vida.

Um discípulo O entrega aos inimigos;
mas, antes de morrer, o Salvador
entrega-Se aos discípulos, dizendo:
«Sou o Pão vivo que desceu do Céu» (Jo 6,51).

O corpo de Jesus é alimento,
o seu sangue, bebida verdadeira.
Viverá para sempre o homem novo
que tomar deste pão e deste vinho.

Nascendo, quis ser nosso companheiro, na Ceia Se tornou nosso alimento, na morte Se ofereceu como resgate, na glória será nossa recompensa. Hóstia Santa, penhor de salvação, perene manancial de eterna vida, o inimigo teima em combater-nos; salvai-nos com a vossa fortaleza. Ao Senhor Uno e Trino demos glória, cantemos seu louvor por todo o sempre; a todos nos conceda a vida eterna,
abrindo-nos as portas do seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário