quarta-feira, 20 de março de 2024

EVANGELHO DO DIA 20 DE MARÇO

Evangelho segundo São João 8,31-42. 
Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: "Ficareis livres"?». Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora, o escravo não fica para sempre em casa; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; mas procurais matar-Me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu digo o que vi junto de meu Pai e vós fazeis o que ouvistes ao vosso pai». Eles disseram: «O nosso pai é Abraão». Respondeu-lhes Jesus: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas procurais matar-Me, a Mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão não procedeu assim. Vós fazeis as obras do vosso pai». Disseram-Lhe eles: «Nós não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Se Deus fosse o vosso Pai, amar-Me-íeis, porque saí de Deus e dele venho. Eu não vim de Mim próprio; foi Ele que Me enviou». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Orígenes (185-253) 
Presbítero, teólogo 
Tratado 20
«Se fôsseis filhos de Abraão, 
faríeis as obras de Abraão» 
«Bem sei que sois descendentes de Abraão». Aquele que é a semente de Abraão deve tornar-se seu filho, assumindo a sua semelhança. Mas pode acontecer que, por negligência ou inação, destrua essa preciosa semente dentro de si. Jesus sabia que eles eram da descendência de Abraão e que ainda não tinham perdido o poder de se tornar filhos de Abraão. Foi por isso que lhes disse: «Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão»: se eles quisessem deixar crescer esta preciosa semente em todo o seu potencial, compreenderiam as palavras de Jesus. Há quem escolha apenas uma das obras de Abraão, aquela que o apóstolo menciona nestes termos: «Abraão acreditou na palavra de Deus e a sua fé foi-lhe imputada como justiça». Mas se a fé é a única obra necessária, porque foi que o Salvador não disse: «Faríeis a obra de Abraão», no singular, mas disse no plural: «Faríeis as obras de Abraão»? Estas palavras são equivalentes às seguintes: fazei todas as obras de Abraão, mas tomai a vida de Abraão num sentido alegórico e as suas ações num sentido espiritual. Porque aquele que quiser ser filho de Abraão não deve tomar as suas criadas por esposas como fez Abraão, nem, depois da morte de sua mulher, casar-se com outra na sua velhice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário