sexta-feira, 22 de março de 2024

SÃO PAULO, BISPO DE NARBONNE E MÁRTIR

Em meados do século III, as primeiras comunidades cristãs dispersaram-se por causa das perseguições de Décio. Paulo foi um dos sete Bispos enviados para pregar na Gália. Salvando-se do martírio sofrido por seus companheiros, fundou a Igreja em Narbonne, da qual foi o primeiro Bispo por volta de 250.
Em meados do século III, as primeiras comunidades cristãs foram dispersas pelas perseguições de Décio. Paulo é um dos sete bispos enviados para pregar na Gália. Ele se salvou do martírio sofrido por outros companheiros, fundou a Igreja em Narbona e se tornou seu primeiro bispo por volta de 250. 
Martirológio Romano: Em Narbonne, na costa do sul da França, ao longo da Via Domitia, deposição de São Paulo, bispo e mártir.
Prudêncio, celebrando em seu Peristephanon (final do século IV) "as coroas" dos mártires, menciona Paulo de Narbona que, sem ter sofrido o martírio, "como mártir... tornou-se a glória e o ornamento" da cidade, e seu prestígio é excepcional. Gregório de Tours data de 250 - o ano em que o imperador Décio foi cônsul com Grato - o envio para a Gália de sete bispos missionários, incluindo Paulo, que foi designado para Narbona. O historiador especifica que ele estava entre aqueles que não sofreram o martírio, mas "in summa sanctitate viventes, post adquisitos ecclesiae populos ac fidem Christi per omnia dilatataci, felici confessione migrarunt" e acrescenta que, em qualquer caso, mártires e confessores "in coelestibus pariter sunt conjuncti". O De mysterio sanctae Trinitatis, atribuído a Cesário de Arles (m. 542), faz dele um discípulo dos apóstolos, assim como a Vita Pauli, provavelmente da segunda metade do século VI. O corpo de Paulo foi enterrado no subúrbio, entre a Via Domiciano e a Via d'Aquitaine, no local onde hoje está a igreja de São Paulo, e seu túmulo já era venerado no século IV: é um dos testemunhos mais antigos de um culto prestado a um bispo que não era mártir. O Martirológio Hieronymiano menciona-o como 22 de março, e "esta menção pode derivar da revisão itálica" do século V. O Martirológio de Usuard o inscreve em 12 de dezembro, enquanto o Martirológio Romano o lista na mesma data que o Hierônimo; a diocese de Carcassonne celebra-o a 11 de Dezembro. A lenda tomou conta do fundador da Igreja de Narbona: seguindo o mandato apostólico que o De mysterio sanctae Trinitatis lhe atribuiu, a tradição, confiada às revisões da Vida, afirma que Paulo era ninguém menos que o procônsul de Chipre, Sérgio Paulo, convertido pelo apóstolo Paulo durante sua primeira missão. Ele seguiria então o apóstolo para Roma, sofrendo terríveis tormentos, dos quais foi milagrosamente salvo; Bispo consagrado, acompanhou Paulo à Espanha, parou em Béziers (que evangelizou, consagrando Afrodísio como bispo), depois em Narbona, onde fundou a Igreja e se tornou o primeiro bispo. A fama de seus milagres chegou até Roma. Também é alegado que algumas de suas relíquias foram transferidas para Rochechouart (diocese de Limoges). Agora é certo, no entanto, que essa lenda não tem qualquer fundamento. 
Autor: Paul Viard 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário