quinta-feira, 21 de março de 2024

São Lupicino Abade 21 de Março † 480

Após a morte de sua noiva, retirou-se para seu irmão, Romano, que vivia na solidão. Juntos, eles fundaram dois mosteiros: Condat, mais tarde chamado Saint-Oyend (St. Eugendus) e, em seguida, Saint-Claude, e Lauconne, mais tarde chamado St. Wolves. Os dois irmãos dirigiam as comunidades ao mesmo tempo, mas L., mais austero para si, mostrou-se muito mais rígido do que Romano em manter a disciplina e observar a regra e mais rigoroso também no recrutamento. Com a morte de Romano, Lupicino assumiu o governo dos dois mosteiros. Ele era o protetor das populações vizinhas e, em particular, assumiu a defesa do conde Agripino contra o rei da Borgonha. Morreu em 480. 
Martirológio Romano: Em Lauconne, no território de Lyon, França, o aniversário de São Lupicino, abade, que juntamente com seu irmão São Romano deu impulso à vida monástica nas encostas do Jura. 
Lupicino, um homem de fé adamantina e espírito austero, após a partida de sua amada esposa, retirou-se para seu irmão Romano, um anacoreta dedicado à solidão contemplativa. Juntos, os dois irmãos deram seus primeiros passos rumo a um destino monástico de grande importância, fundando dois mosteiros: Condat, mais tarde conhecido como Saint-Oyend e Saint-Claude, e Lauconne, mais tarde chamado Saint-Lupicino. Ambos os irmãos conduziram as comunidades monásticas com dedicação, mas Lupicino distinguiu-se por seu rigor ascético e disciplina férrea, aplicando a regra monástica com severidade e intransigência, tanto no governo da comunidade quanto no recrutamento de novos membros. Com a morte de Romano, Lupicino assumiu a liderança unitária dos dois mosteiros, tornando-se um ponto de referência não só para a vida religiosa, mas também para a proteção das populações vizinhas. Em particular, distinguiu-se como um ferrenho defensor do conde Agripino contra os objetivos do rei burgúndio, demonstrando não apenas um temperamento espiritual, mas também político. Sua trajetória terrena terminou em 480, deixando um legado indelével. A memória de Lupicino e seu irmão Romano foi transmitida por uma biografia escrita por um monge de Condat logo após a morte de Oyend, seu confrade. Embora a veracidade deste documento tenha sido questionada por alguns estudiosos, outros, como Duchesne, Poupardin e Delehaye, reconheceram seu valor histórico. Uma outra biografia, de Gregório de Tours, oferece um relato menos detalhado, mas ainda significativo. As relíquias de São Lupicino foram transferidas em 3 de julho de um ano não especificado, logo após sua morte. Um reconhecimento realizado em 1689 milagrosamente revelou o corpo intacto, reforçando o culto ao santo. Até a Revolução Francesa, em 6 de junho de cada ano, as relíquias eram solenemente transportadas da igreja de San Lupicino para a do capítulo de Saint-Claude, em uma procissão de grande devoção popular. A data da celebração de São Lupicino foi fixada em 21 de março por Usuardo e depois confirmada pelo Martirológio Romano. Juntamente com seus irmãos Romano e Oyend, ele é venerado como um santo beneditino, embora os mosteiros que ele fundou antecederam a Regra de São Bento, que foi adotada mais tarde. Uma tentativa de conciliar essa discrepância cronológica foi feita por Wion, que propôs adiar a data do nascimento de São Lupicino em um século. No entanto, hoje a Igreja Católica celebra São Lupicino e São Romano conjuntamente em 28 de fevereiro nas dioceses de Besançon e Belley. 
Autor: Franco Dieghi

Nenhum comentário:

Postar um comentário