segunda-feira, 25 de março de 2024

SANTA LÚCIA FILIPPÍNI, VIRGEM, FUNDADORA DAS PIEDOSAS MESTRAS

Ficando órfã, em tenra idade, Lúcia apegou-se ao Senhor que a encaminhou para o mosteiro de Santa Clara, em Montefiascone. Dedicando-se ao apostolado catequético, comprometeu-se em promover a educação das meninas pobres, fundando o Instituto das Mestras Pias Filippini. Lúcia faleceu em 1732.
(*)Tarquinia, 13 de janeiro de 1672 
(+)25 de março de 1732 
Órfã desde muito jovem, Lúcia apega-se ao Senhor que a chama a entrar no mosteiro de Santa Chiara em Montefiascone. Dedicada ao apostolado catequético, comprometeu-se a promover a educação das meninas pobres e fundou o Instituto das Pias Professoras Filippini. Ele morreu em 1732. 
Etimologia: Lucia = luminosa, brilhante, do latim 
Emblema: Lírio 
Martirológio Romano: Perto de Montefiascone, no Lácio, Santa Lúcia Filippini, fundadora do Instituto dos Professores Pios para a promoção da educação cristã de meninas e mulheres, especialmente das mais pobres. Ela nasceu em 13 de janeiro de 1672 em Tarquinia. Seus pais eram de família honesta e honrada; mas sua vida logo foi marcada pela dor. Os beijos e carícias maternais, que sempre são generosamente dispensados ​​em torno de um berço, logo chegaram ao fim, pois, quando Lúcia tinha apenas onze meses e poucos dias, sua mãe foi arrancada da terra com a idade de 27 anos. Alguns anos depois, seu pai também morreu. Nessas dolorosas perdas, a nossa Santa encontrou o motivo para se desligar cada vez mais da terra, para se apegar mais fortemente a Deus e para se dedicar à aquisição das mais belas virtudes. Igualmente modesta interna e externamente, ela evitava as amizades de maus companheiros que envenenam almas inocentes com seus vícios e protegia-se da vaidade. A bondade, a candura do seu coração, a própria dor da desgraça, impeliam-na a procurar a paz e a alegria só com Deus: tudo lhe falava de Deus: o céu, o mar, a própria paisagem de Tarquínia. Desde muito jovem valorizou o apostolado catequético: e foi para esta missão, num quadro mais amplo, que a Divina Providência a chamou. Aos 16 anos teve um encontro muito feliz com o Cardeal Barbarigo e, tendo recebido dele esclarecimentos e conselhos, decidiu entrar no mosteiro de S. Chiara em Montefiascone. Esta foi a academia onde ele treinou. Iluminar mentes e elevar corações era o seu nobre ideal. Primeiro no círculo restrito do claustro, depois, com a ajuda do Cardeal Barbarigo, seguindo as normas da Beata Rosa Venerini e com a cooperação de uma piedosa senhora, realizou o seu plano apostólico, dando origem aos benéficos e nunca suficientemente elogiou a pastoral educativa das freiras que, em homenagem à mãe, se autodenominavam "Maestre Pie Filippini". Rosa Venerini faleceu logo e só Lúcia continuou o trabalho. Abriu várias escolas em Montefiascone, estendeu os institutos a Roma e outros centros da Itália, e também estabeleceu vários no estrangeiro, nomeadamente na América do Norte, onde ainda trabalham com grande sucesso. Desgastada pelos seus esforços, rica de méritos, faleceu suavemente no dia 25 de março de 1732. Em 1926, o Sumo Pontífice Pio 
Autor: Antonio Galuzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário