Filha do senador Gordian e de Santa Silvia e irmã de Trasilla. Tia paterna de Gregório o Magno. Ela era uma linda jovem, mas fez os votos de castidade e recusou propostas de casamento de nobres e ricos romanos. Talvez por isso seja a padroeira das jovens solteiras.
Ela passava tanto tempo em orações que seus joelhos acabaram ficando dobrados para sempre devido a artrite. Ela e sua irmã viveram como eremitas na casa de seu pai até a morte de Tarcilla. Antes disto ela e Tarcilla cuidavam dos pobre e doentes e diz a tradição que ela curava vários doentes apenas com sua benção e oração. Tinha visões e extases em algumas das quais chegou a receber os estigmas de Jesus nas mãos. Recebeu várias visões de sua irmã convidando-a partir deste vale de lágrimas. Emiliana veio a falecer alguns dias depois.
Diz a tradição que Tarcilla teria dito:"Não passamos o Natal juntas, mas venha passar a Epifania comigo” e Emiliana teria falecido no dia 5 de janeiro.
Seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Por isso mais tarde suas relíquias foram trasladadas para o Oratório de Santo André, na Colina Celiana em Roma.
Sua festa é celebrada no dia 24 de dezembro na Igreja Ortodoxa Grega e 5 de janeiro na Igreja Romana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário