São José, esposo de Maria e pai nutrício de Jesus, é por isso o Padroeiro da Igreja, bem como dos carpinteiros e, operários, dos pais de família e da familia, dos agonizantes e de todos os necessitados. É citado em muitas passagens da Bíblia, embora não conste nenhuma palavra proferida por ele: Descendente do rei Davi (Mt 1, 1-16; Lc 3, 23-38); carpinteiro de profissão (Mt 13, 55); pessoa simples e de poucas posses (Lc 2, 24); esposo de Maria, sofreu com ela todas as suas vicissitudes (Mt 1, 19-25).
Humilde trabalhador, era mais de ação do que de palavras. Todos o conheciam, devido à sua honestidade de homem justo: Não é ele (Jesus), o filho do carpinteiro?! (Mt 13, 55). Para salvar a vida do Menino, foge com ele e sua mãe para o Egito (Mt 2, 13-23). Quando Jesus fica no templo, angustia-se à sua procura (Lc 2, 48).Homem de fé confiante, obedeceu a Deus em tudo. Respeitador da Lei, todos os anos levava a família a Jerusalém, para a celebração da Páscoa, algo que não era fácil para um simples trabalhador. Por ocasião do recenseamento, foi com Maria para Belém, mesmo prevendo que Jesus estava para nascer (Lc 2,3).
Quando o Anjo o alertou que Herodes queria matar o Menino, imediatamente deixou tudo e, com sua jovem esposa e o Menino, fugiu para um país desconhecido. No Egito, aguardou a ordem do Anjo para retornar a seu país ( Mt 2, 13-23 ).Era uma pessoa pobre, embora da linhagem de Davi! - Quando levou Jesus ao Templo, ofereceu o sacrifício de um par de rolas ou dois pombinhos, o que era permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro! (Lc 2, 24 ). É oPadroeiro da boa morte porque morreu assistido por Jesus e Maria.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário