Evangelho segundo São Marcos 7,14-23.
Naquele tempo, Jesus chamou de novo para junto de Si a multidão e disse-lhes: «Escutai-Me e procurai compreender.
Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça».
Quando Jesus, ao deixar a multidão, entrou em casa, os discípulos perguntaram-Lhe o sentido da parábola.
Ele respondeu-lhes: «Vós também não entendestes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não pode torná-lo impuro,
porque não entra no coração, mas no ventre, e depois vai parar à fossa?». Assim, Jesus declarava puros todos os alimentos.
E continuou: «O que sai do homem é que o torna impuro;
porque do interior dos homens é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios,
adultérios, ambições, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez.
Todos estes vícios saem do interior do homem e são eles que o tornam impuro».
Tradução litúrgica da Bíblia
(540-604)
Papa, doutor da Igreja
Escritos morais sobre Job, Livro XII, SC 212
«O que sai do homem é que o torna impuro»
«Quem concebe o mal gera a iniquidade e nutre no seu seio o desengano» (Job 15,35), esse concebe os seus artifícios dolorosos quando medita nas suas perversidades, e dá à luz a iniquidade quando começa a fazer o que planeou. É na inveja que concebe as suas dolorosas artimanhas; e na calúnia dá à luz a iniquidade. Iniquidade ainda mais pesada quando um pervertido empreende mostrar que os pervertidos são os outros, a fim de parecer um santo, mostrando que os outros não o são.
Convém saber que, na Sagrada Escritura, a palavra «seio» ou «entranhas» designa geralmente o espírito ou a alma. Daí as palavras de Salomão: «O espírito do homem é lâmpada do Senhor, que penetra todos os recônditos do ser» (Pr 20,27). De facto, é a luz da graça, que vem do alto, que traz ao homem o sopro que dá vida. Quando se diz que esta luz penetra todos os recônditos do ser, é porque ela penetra as regiões ocultas do espírito, de modo que os aspetos da sua vida interior que a alma não conseguia ver lhe são postos diante dos seus olhos para serem chorados. Daí as palavras de Jeremias: «Ai, as minhas entranhas e o meu peito!». E para esclarecer o que queria dizer com as entranhas, acrescenta: «O meu coração está em sobressaltos!» (Jr 4,19).
Por isso, a palavra «seio» pode designar o espírito, porque, se as crianças são concebidas no seio, os pensamentos são gerados no espírito; e se os alimentos estão contidos nas entranhas, os pensamentos estão contidos no espírito.
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