domingo, 19 de maio de 2024

Pentecostes Festa: Domingo cinquenta dias depois da Páscoa (celebração móvel) - Solenidade

O Pentecostes , celebrado cinquenta dias depois da Páscoa, tem as suas raízes na tradição judaica como “festa da colheita” e “festa dos primeiros frutos”, uma alegre ação de graças a Deus pelos dons da terra. Com o tempo, assumiu também o significado de comemorar a promulgação da Lei Mosaica no Monte Sinai. No Novo Testamento, o Pentecostes assume um novo significado central: a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo de Jerusalém. Este acontecimento, narrado nos Atos dos Apóstolos, marca o nascimento da Igreja cristã. O Espírito Santo dá aos Apóstolos a capacidade de falar em diferentes línguas, permitindo-lhes espalhar a mensagem do evangelho por todo o mundo. A figura do Espírito Santo, já presente no Antigo Testamento como força divina, assume uma dimensão pessoal e divina no Novo Testamento. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, princípio de santificação, unidade da Igreja e inspiração bíblica. Ele orienta o ensinamento da Igreja e acompanha os fiéis na busca da verdade. 
Martirológio Romano: Dia de Pentecostes, em que termina o tempo sagrado dos cinquenta dias da Páscoa e, com a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos em Jerusalém, recordamos os primórdios da Igreja e o início da missão dos Apóstolos entre todas as tribos, línguas, povos e nações. Origens da festa 
Entre os judeus a festa era inicialmente chamada de “festa da colheita” e “festa dos primeiros frutos”; era comemorado no 50º dia após a Páscoa judaica e marcava o início da colheita do trigo; nos textos bíblicos é sempre uma alegre festa agrícola. É também chamada de “festival das semanas”, devido à sua recorrência sete semanas após a Páscoa; em grego, 'Pentecostes' significa 50º dia. O termo Pentecostes, referindo-se à “festa das Semanas”, é mencionado em Tobias 2,1 e 2 Macabeus, 12, 31-32. Portanto, o propósito original desta festa era dar graças a Deus pelos frutos da terra, que. mais tarde, foi acrescentada a memória do maior presente dado por Deus ao povo judeu, ou seja, a promulgação da Lei Mosaica no Monte Sinai. Segundo o ritual judaico, a festa envolvia a peregrinação de todos os homens a Jerusalém, a abstenção total de qualquer trabalho, uma reunião sagrada e sacrifícios particulares; e era uma das três festas de peregrinação (Páscoa, Tabernáculos, Pentecostes), que todo judeu devoto era convidado a celebrar em Jerusalém. 
A descida do Espírito Santo 
O episódio da descida do Espírito Santo é narrado nos Atos dos Apóstolos, cap. 2; os apóstolos juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos em Jerusalém no Cenáculo, provavelmente na casa da viúva Maria, mãe do jovem Marcos, futuro evangelista, onde começaram então a reunir-se habitualmente quando estavam no cidade; e de acordo com a tradição, os judeus afluíram em grande número a Jerusalém para celebrar o Pentecostes com a peregrinação prescrita. “Ao aproximar-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, um rugido veio do céu, como um vento forte, e encheu toda a casa onde estavam. Apareceram-lhes línguas de fogo, que se dividiram e pousaram sobre cada um deles; e todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes dava expressão. Havia então judeus observantes em Jerusalém, de todas as nações sob o céu. Quando veio aquele barulho, a multidão se reuniu e ficou atônita, porque todos os ouviam falando na sua própria língua. Eles ficaram maravilhados e, fora de si de espanto, disseram: 'Não são todos galileus estes que falam? E como é que ouvimos cada um deles falando a nossa língua nativa?...". O trecho dos Atos dos Apóstolos, escrito pelo evangelista Lucas em grego exato, continua com a primeira pregação do apóstolo Pedro, que junto com Paulo, narrada nos capítulos seguintes, abre o cristianismo ao horizonte universal, sublinhando a unidade e a catolicidade da fé cristã, dom do Espírito Santo. 
O Espírito Santo 
É o nome da terceira pessoa da SS. Trindade, princípio de santificação dos fiéis, de unificação da Igreja, de inspiração nos autores da Sagrada Escritura. É ele quem auxilia o magistério da Igreja e todos os fiéis no conhecimento da verdade (também é chamado de 'Paráclito', ou seja, 'Consolador'). O Antigo Testamento não contém uma indicação real do Espírito Santo como uma pessoa divina. O "espírito de Deus" aparece-vos como uma força divina que produz a vida natural cósmica, os dons proféticos e outros carismas, a capacidade moral de obedecer aos mandamentos. No Novo Testamento, o Espírito às vezes ainda aparece como uma força carismática impessoal. Juntas, porém, ocorre a revelação da 'personalidade' e da 'divindade' do Espírito Santo, especialmente no Evangelho de São João, onde Jesus afirma que reza ao Pai para que envie o Paráclito, que permanecerá sempre com os seus discípulos e ensine-os na verdade (João 14-16) e em São Paulo, onde a doutrina do Espírito Santo se combina com a da redenção divina. O magistério da Igreja ensina que a terceira Pessoa procede da primeira e da segunda, como se partisse de um único princípio e como amor mútuo; que o Espírito Santo é enviado em forma de 'missão' ao mundo, e que 'habita' na alma daqueles que possuem a Graça santificadora. Concedido a todos os batizados (1 Coríntios, 12, 13), o Espírito estabelece a igual dignidade de todos os crentes. Mas ao mesmo tempo, ao conferir diferentes carismas e ministérios, o único Espírito constrói a Igreja com a contribuição de uma multiplicidade de dons. O ensinamento tradicional, seguindo um texto de Isaías (11, 1 ss.), enumera sete dons particulares, sabedoria, intelecto, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade e temor de Deus. Eles são inicialmente dados com a graça do Batismo e confirmados pelo Sacramento. de Confirmação.
Simbolismo 
O Espírito Santo raramente foi representado em forma humana; enquanto na Anunciação e no Batismo de Jesus tem a forma de uma pomba, e na Transfiguração é como uma nuvem luminosa. Mas no Novo Testamento o Espírito divino é explicitamente indicado, como línguas de fogo no Pentecostes e como sopro no Evangelho de João (20, 22); “Jesus disse-lhes novamente: A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Depois de dizer isso, soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo; cujos pecados você perdoa, eles serão perdoados, e cujos pecados você não perdoa, eles permanecerão não perdoados." O Espírito Santo, várias vezes predito nos Evangelhos por Jesus, foi sobretudo assimilado ao fogo que, como a água, é um símbolo paradoxal de vida e de morte. Em todas as religiões, o fogo tem um lugar fundamental no culto e é muitas vezes um símbolo da divindade e adorado como tal. O deus sumério do fogo, Gibil, era considerado um portador de luz e purificação; em Roma havia uma chama sempre acesa guardada pelas Vestais, símbolo de vida e força. No Antigo Testamento, Deus revela-se a Moisés em forma de fogo na sarça ardente que não se consome; na coluna de fogo Deus ilumina e guia o povo judeu nas noites do Êxodo; durante a entrega das Tábuas da Lei a Moisés, devido à presença de Deus, o Monte Sinai foi completamente envolvido pelo fogo. Nas visões proféticas do Antigo Testamento o fogo está sempre presente e Deus aparecerá no fim dos tempos com fogo e trará justiça a toda a terra; também no Novo Testamento, João Batista anuncia Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo (Mateus, 3, 11).
Pentecostes no Cristianismo 
Os cristãos inicialmente chamavam de Pentecostes, o período de cinquenta dias após a Páscoa. Aparentemente, foi Tertuliano, um apologista cristão (155-220), o primeiro a falar dela como uma festa particular em homenagem ao Espírito Santo. No final do século IV, o Pentecostes era uma celebração solene, durante a qual o Batismo era conferido àqueles que não puderam recebê-lo durante a vigília pascal. As constituições apostólicas testemunham a Oitava de Pentecostes para o Oriente, enquanto no Ocidente ela aparece na era carolíngia. A Oitava litúrgica foi preservada até 1969; enquanto os feriados de Pentecostes foram reduzidos em 1094, para os primeiros três dias da semana; reduzido a dois pelas reformas do século XVIII. No início do século XX, a Segunda-feira de Pentecostes também foi eliminada, embora seja preservada como feriado na França e nos países protestantes. A Igreja, na festa de Pentecostes, vê a sua verdadeira certidão de nascimento missionário, considerando-a juntamente com a Páscoa a festa mais solene de todo o calendário cristão. 
Pentecostes na arte
O tema do Pentecostes tem uma vasta iconografia, sobretudo na arte medieval, que estabeleceu o uso da representação do Espírito Santo descendo sobre a Virgem e os apóstolos no Cenáculo, sob a forma simbólica de línguas de fogo e não de pomba. O esquema composicional lembra muitas vezes o da Última Ceia, estando no mesmo lugar, ou seja, no Cenáculo, e no mesmo grupo de pessoas: Jesus é substituído por Maria e o lugar deixado vazio por Judas é ocupado por Matias. Assim se comunica o valor da unidade da agregação e da sucessão apostólica, bem como a sua disponibilidade para chegar aos confins do mundo. 
Na Liturgia 
O Espírito Santo é invocado na concessão dos Sacramentos e como verdadeiro protagonista no Batismo e na Confirmação e na liturgia solene nas Ordens Sagradas; e em cada cerimónia litúrgica, onde se implora a ajuda divina, com o magnífico e evocativo hino do “Veni Creator”, cujo texto latino é incomparável. Na solenidade de Pentecostes é recitada a Sequência, cujo texto da mais alta hinologia litúrgica é relatado no final desta folha como oração, meditação, invocação ao Espírito Santo.

Veni creator
Veni, creator Spiritus,
mentes tuorum visita,
imple superna gratia
quae tu creasti pectora.

Qui diceris Paraclitus,
donum Dei Altíssimo,
fons vivus, ignis, caritas
et spiritualis unctio.

Tu semptiformis munere,
dextrae Dei tu digitus,
tu rite promissum Patris
sermone ditans guttura.

Ilumina o lúmen dos sentidos,
instila amor no cordão,
enferma nossos corpos,
virtudes perpétuas.

Hostem repellas longius
pacemque dones protinus;
ductore sic te praevio
vitemus omne noxium.

Para você, shamus de Patrem,
noscamus atque Filium,
te utriusque Spiritum
credamus omni tempore.
Amém.

Vem Espírito Santo (Sequência)
Vem, Espírito Santo,
envia-nos do céu
um raio da tua luz.

Vem pai dos pobres,
vem doador de presentes,
vem, luz dos corações.

Consolador perfeito,
doce hóspede da alma,
doce alívio.

No cansaço, descanso,
no calor, abrigo,
nas lágrimas, conforto.

Ó luz bendita, invade
intimamente
os corações dos teus fiéis .

Sem a sua força,
nada existe no homem,
nada sem culpa.

Lava o que é sórdido,
molha o que está seco,
cura o que está sangrando.

Dobre o que está rígido,
aqueça o que está frio,
cure o que está perdido.

Dê seus presentes sagrados aos seus fiéis
que confiam somente em você. Dê virtude e recompensa, dê morte santa, dê alegria eterna. Amém.

Autor: Antonio Borrelli

https://www.santiebeati.it/dettaglio/20266

Nenhum comentário:

Postar um comentário