quinta-feira, 9 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA 9 DE MAIO

Evangelho segundo São João 16,16-20. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: "Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me", e ainda: "Eu vou para o Pai"?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: "Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me". Em verdade, em verdade vos digo: chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Teresa Benedita da Cruz 
(Edith Stein) (1891-1942) 
Carmelita, mártir, co-padroeira da Europa 
Notas espirituais, retiro de 26/02/1937 
«Estareis tristes, mas a vossa tristeza 
converter-se-á em alegria» 
O nosso Salvador disse aos seus discípulos que Se ia ausentar durante algum tempo, que eles ficariam tristes e que o mundo se alegraria. Mas que isso seria bom para eles. Eles tinham demasiado apego humano à pessoa de Jesus e Ele teve de Se distanciar deles para que pudessem receber o seu Espírito interiormente. Do mesmo modo, é bom para nós sermos privados de consolos humanos, do apoio de um representante humano de Cristo e até de consolações interiores, porque isso nos abre a bens espirituais mais profundos. Podemos entristecer-nos com a ausência do Senhor e achar que o tempo é longo, mas devemos ter a certeza de que ele não nos deixa sós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário