domingo, 12 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA 12 DE MAIO

Evangelho segundo São Marcos 16,15-20. 
Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Charles de Foucauld 
(1858-1916)
Eremita e missionário no Saara 
Salmo 23, § 46 
«O Senhor Jesus foi elevado ao Céu 
e sentou-Se à direita de Deus» 
«Alteai-vos, pórticos antigos, que vai entrar o Rei da glória! Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos exércitos. É Ele o Rei da glória» (Sl 23, 7.10). 
Estes versículos aplicam-se maravilhosamente à ascensão de Nosso Senhor, recebido no Céu pelos coros dos anjos. Como sois bom, meu Deus, que nos consolais das penas da terra com a visão da vossa felicidade. Como primeiro dever, mandais-nos amar-vos. E, se cumprirmos este dever, segue-se imediata e necessariamente que somos, já neste mundo, durante toda a nossa vida, maravilhosamente, infinitamente felizes. Participamos já, de certo modo, da felicidade dos eleitos, pois, como eles, gozamos daquilo que os torna felizes; como eles, somos felizes porque sabemos que Vós sois feliz. Na verdade, não o vemos claramente, mas sabemo-lo indubitavelmente. Quando estivermos tristes, angustiados pelos pecados dos outros ou pelos nossos, pelos sofrimentos físicos ou morais do nosso próximo ou os nossos, quando sentirmos chegar o desânimo, elevemos o nosso coração e pensemos que, aconteça o que acontecer connosco neste mundo e no outro, aconteça o que acontecer com o mundo inteiro, Jesus, que é o nosso bem-amado, é bem-aventurado: Ele subiu aos Céus, está sentado à direita do Pai e é feliz por toda a eternidade. Quando amamos, se aquele a quem amamos é feliz, nada nos falta [...]; basta-nos que o nosso tudo seja feliz. Se O amamos, olhemos para Ele e agradeçamos-Lhe sem cessar, como os anjos e como a Igreja à vista da sua glória: «Nós Vos damos graças por vossa imensa glória». Meu Deus, pela vossa grande misericórdia, fazei que a visão da vossa felicidade seja o nosso apoio neste mundo e a nossa felicidade eterna! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário