Foi nomeado pelo papa Nicolau IV
para o cargo de penitente apostólico
e seu confessor particular..
Tarano (Rieti), por volta de 1240 - 19 de maio de 1309
O Beato Agostinho nasceu em Tarano (Rieti). Estudou direito em Bolonha e fez parte da corte do rei Manfredo da Sicília. Entrou na Ordem como irmão leigo na ermida de Rosia, perto de Lecceto, escondendo a sua cultura e a sua posição social com uma vida austera e penitente. Tendo descoberto o seu valor, foi levado a Roma pelo beato Clemente e iniciado no sacerdócio. Nomeado penitenciário da Cúria Romana, no ano de 1298 foi eleito Prior Geral. Em 1300, renunciou ao cargo e retirou-se para a ermida de San Leonardo al Lago, perto de Lecceto. Faleceu em 19 de maio de 1309 ou 1310. Seus restos mortais são venerados na igreja paroquial de Termini Imerese (PA).
Etimologia: Agostino = pequeno venerável, do latim
Martirológio Romano: Em Siena, o beato Agostinho, conhecido como Novello, sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, amante da verdadeira humildade e amante da observância da disciplina monástica.
O B. Agostino nasceu por volta de 1240. A cidade de nascimento é incerta. Comumente chamado de "de Tarano" (província de Rieti) ou Terranova (Rieti) foi reivindicado pela Sicília em diferentes localizações: Termini Imerese (PA), Trapani, Taormina (ME) ou a própria Palermo.
Depois de estudar Direito na Universidade de Bolonha, trabalhou na chancelaria do reino da Sicília, na corte de Manfredi. Depois que o rei morreu na batalha de Benevento (1266), e ele próprio ficou ferido e doente, decidiu mudar de vida. Depois de deixar a Sicília, dirigiu-se à ermida de Rosia, perto de Siena, professando-se um simples irmão leigo com o nome de Agostino. Diz-se que durante a sua defesa dos direitos do convento foi descoberta a sua verdadeira identidade.
Quando o então Geral da Ordem Agostiniana Clemente da Osimo reconheceu o seu talento e virtudes, transferiu-o para Roma, onde Agostino, conhecido como "Agostino Novello", recebeu o sacerdócio. Pouco depois foi nomeado Penitenciário Apostólico e seu confessor por Nicolau IV, funções que exerceu durante quase 10 anos, ainda sob os pontificados de Celestino V e Bonifácio VIII. No mesmo período colaborou na elaboração das Constituições de Ratisbona de 1290.
Os Capitulares reunidos em Milão em 1298 para a celebração dos Comitia Geral, na sua ausência e sem sequer saber a sua opinião, elegeram-no Superior Maior da Ordem e Bonifácio VIII confirmou-o "sem qualquer exame". Aceitou humildemente o cargo, embora reduzido a dois anos, pois convocou antecipadamente o Capítulo em que renunciou ao cargo de general. Os eleitores não conseguiram mudar de ideias. humanidade, promulgando disposições úteis
O mais prestigiado legislador da Ordem, durante o período da sua formação, passou os últimos anos da sua vida na ermida de S. Leonardo al Lago, perto de Lecceto (Siena), "descansando à sombra do divino contemplação" ;
, onde o beato foi representado com um anjo atrás da cabeça - o "anjo sussurrante" se tornará uma constante iconográfica -, símbolo da inspiração divina. Recentemente seu corpo foi transferido para Termini Imerese, na Sicília.
Em 1759 Clemente XIII aprovou seu culto, proclamando-o bem-aventurado. A Ordem Agostiniana celebra a sua memória no dia 19 de maio juntamente com a de B. Clemente da Osimo.
Autor: P. Bruno Silvestrini OSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário