sexta-feira, 10 de julho de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “O Espírito está sobre mim"

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Ungido pelo Espírito
            Iniciamos a leitura de Lucas na liturgia dominical do Tempo Comum. Começamos pelo prólogo de seu evangelho. Lucas recolhe o que recebeu pela tradição. Já havia um conjunto de ensinamentos que não estavam escritos. A isso chamamos de Tradição que vem junto com as Sagradas Escrituras e com elas compõem o ensinamento de Jesus. Lucas testemunha o esforço da primeira geração de organizar os fatos. Daí nasceram os evangelhos. Depois de ter narrado a infância e a tentação de Jesus, Lucas dá início à narração da vida apostólica de Jesus, começando por Nazaré, onde Ele fora criado, e na sinagoga, onde educado. Ali, no seu lar, Ele inicia seu ministério. Jesus, vindo de seu batismo, cheio do Espírito, depois de ter vencido a tentação, Ele está pronto para proclamar a Palavra e indicar-lhe a realização. Ele já tinha fama tanto pelas palavras e como pelos milagres: “Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza” (Lc 1,14). Lendo Isaias, coloca-se como realizador daquela profecia. O texto é magnífico: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; proclamar a libertação dos cativos, aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (4,18-19). Ele tem a potência operadora de Deus que é o Espírito. Tem os dons plenos de rei – sacerdote – Messias. Esclarece as funções do Ungido de Deus: evangelizar os pobres, os que esperam o anúncio do Reino; anunciar a remissão total; iluminar as mentes de tantas cegueiras; trazer o perdão; abrir o ano da graça, da total remissão. É a transformação total. E Jesus acentua: “Hoje se cumpriu a passagem que acabastes de ouvir” (21). Tem consciência de que é nele que o tempo de Deus acontece entre as pessoas. Ele realiza a profecia. Deus fala de modo especial ao coração do homem.
Ungidos para a missão
            O evangelho continua depois narrando o resultado da palavra de Jesus. No próximo domingo refletiremos sobre esse ponto. Hoje nós nos voltamos à palavra ungido, cheio do Espírito Santo. O cristão, batizado, crismado e refeito pela Eucaristia, exercendo sua missão na Igreja como continuador de Jesus, é um ungido. Ouvimos muito esse termo: ‘pessoa ungida’. Normalmente é alguém que fala bonito. Ungido para Jesus vai além: trata-se de assumir o que Ele assumiu como programa de vida, seguindo o profeta Isaias: levar a boa nova da libertação aos pobres, a libertação dos oprimidos, esclarecer as mentes sobre Deus e o mundo. É uma ação concreta no mundo. Estamos fartos de louvores e gritos de euforia, tantas rezas e cânticos. Mas os necessitados ainda estão na mesma situação. A Igreja ou comunidade ou grupo, ou fiel que não descobriu essa missão não pode dizer que é um ungido. Reflitamos sobre Jesus em Nazaré.
Comunidade, lugar de recebe o Espírito
            Ouvimos também a leitura da grande assembléia convocada por Neemias. Ali ouviu-se a Palavra, entendeu-se o sentido e moveu-se o coração. Mas é motivo de alegria. O escriba Neemias convida a festejar a proclamação e a conversão. A comunidade reunida é o lugar da revelação da força do Espírito que nos conduz a Jesus e nos leva a renovar a Aliança com Deus na alegria, pois a “Alegria do Senhor é nossa força” (Nm 8,10). Nós formamos um só corpo, todos os membros uns dos outros, sobretudo em comunidade. Abramos o Livro e façamos a redenção acontecer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário