domingo, 17 de agosto de 2025

Santo Eusébio Papa Dia da festa: 17 de agosto

Papa por alguns meses, a partir de abril de 309, dedicou-se aos lápsi, aqueles que haviam renunciado à fé por causa da perseguição, mas pediam a readmissão. Eram liderados por Heráclito, que não queria castigos reparatórios. A dissensão acabou em sangue por Massêncio. Eusébio foi exilado e morreu. 
(Papa de 18/04/309 a 17/08/309) 
Grego. Ele teve que lidar com o problema dos chamados "caídos", como eram chamados aqueles que haviam renunciado à fé cristã durante as perseguições. 
Martirológio Romano: Na Sicília, aniversário da morte de Santo Eusébio, Papa, que, valente testemunha de Cristo, foi deportado pelo Imperador Maxêncio para esta ilha, onde, exilado de sua pátria terrena, mereceu entrada em sua pátria celeste; seu corpo foi transladado para Roma e depositado no cemitério de Calisto. Greco, papa de 18 de abril a 17 de agosto de 309 ou 310, morreu na Sicília, foi trazido de volta a Roma e enterrado no Cemitério de Calisto em um cubículo próximo ao do Papa Caio. Desde o início do século XVII, suas ilustres relíquias foram mantidas em San Lorenzo in Panisperna e na Espanha. Seu breve pontificado é recontado no hino de louvor composto pelo Papa São Dâmaso I: DÂMASO BISPO FEZ – Heráclio não queria que os Caídos fizessem penitência por seus pecados. Eusébio ensinou os miseráveis a lamentar seus pecados. Os fiéis estão parcialmente divididos à medida que a paixão cresce. Rebeliões, assassinatos, guerras, discórdias, brigas. De repente, ambos são expulsos pelo tirano feroz (Maxêncio), embora o papa tenha preservado os laços de paz intactos. Ele suportou alegremente o exílio pelo julgamento do Senhor, e nas costas da Sicília ele deixou o mundo e sua vida. A EUÉBIO, BISPO E MÁRTIR. O Martirológio Romano relata, datado de 17 de agosto: Em Roma, Santo Eusébio, Papa.
Autor: Giovanni Sicari

Nenhum comentário:

Postar um comentário