sábado, 9 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Você também é chamado”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Marcos inicia seu Evangelho
com o anúncio da conversão e o convite para a missão de anunciar o Reino como o próprio Jesus o fez. O Evangelho é uma chamada a vir com Jesus e anunciar com Ele. É curioso como seguir Jesus significa anunciar o Evangelho. Seguir é estar com Ele, permanecer nEle e continuar sua missão. A cada um Ele faz o mesmo chamado: segui-me. 
Jesus passa pela praia e chama a segui-lo. “Eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus” (Mc 1,18). O mar profundo significa o mundo. Este chamado tem sentido de libertação para viver em outro mundo, pois a pregação de Jesus era justamente esta: “O tempo completou-se e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). A conversão significa mudança, por isso saem do mar. Mas são reenviados ao mar: “Segui-me e eu vos farei pescadores de homens” (Mc 1,17). A conversão é uma passagem para o mundo de Jesus, o Reino. Seguir não se refere somente no caminhar atrás, mas unir-se a uma pessoa. Por isso João vai dizer que aquele que crê passou da morte para a vida (Jo 5,24) e permanece nEle. Trata-se de uma união de pessoa a pessoa. A missão de Jesus é um convite a estar com Ele e anunciar com Ele. Esta é a vida de cada um de nós que acreditamos nEle. Quando se fala destes chamados, pensamos na vocação a padre ou consagrado. O chamado a converter-se, mudar de mundo, segui-lo e anuncia-lo é para todo o cristão. O seguimento de Jesus é para todos. Somente depois é que serão escolhidos os 12 apóstolos. 
Para que haja este seguimento de Cristo é necessária a conversão. Não podemos nos fixar num mundo sem vida e nem futuro. São Paulo, na primeira carta aos Coríntios 7,31, já fala que o tempo é breve e a figura deste mundo passa. Por isso é preciso escutar bem este evangelho para dar o sentido à vida. A missão inicia-se com a conversão. Converter-se é mudar para seguir. Não somente mudança de lugar, mas mudança de mundo e mentalidade: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está perto: convertei-vos e crede no Evangelho”. Mudem de cabeça e acreditem naquilo que estamos dizendo. No Antigo Testamento temos um belo modelo de pregação à conversão: Jonas pregou a penitência e a conversão na cidade de Nínive. Eles mudaram de vida e procedimento.
Em nosso mundo, o mundo de sempre, a Igreja continua a missão de Cristo de proclamar o Evangelho. Ele está sempre a exigir conversão. As palavras de Cristo são palavras duras. A dureza não vem da dificuldade e sofrimento que possam trazer, mas da realidade de mudança que exige. Todos são chamados a anunciar e, de modo particular pela vida. A oração da missa traz-nos o modo de viver esta mensagem: “Fazei que sintamos a urgência de converter-nos a Vós e de aderir com todo coração ao Evangelho para que nossa vida anuncie o único Salvador Jesus Cristo”. A maior garantia de que já estamos em bom caminho em nossa vida cristã, é ver se anunciamos o Evangelho. Quem não anuncia, arrisca-se a não estar vivendo. 
(Leituras: Jonas 3,1-5.10; 1ª Coríntios 7,29-31; Marcos 1,14-20)
Homilia do 3° Domingo Tempo Comum (26.01)
Em janeiro de 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário