Evangelho segundo São Mateus 22,34-40.
Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo,
e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar:
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».
Jesus respondeu: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo, porém, é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os profetas».
Tradução litúrgica da Bíblia
(1347-1380)
Terceira dominicana, doutora da Igreja,
copadroeira da Europa
O dom da conformidade com Cristo, cap. XXXIV, n.° 64
Amar com o próprio amor de Deus!
Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe: Toda a imperfeição e perfeição no amor se manifesta e se adquire em relação a Mim e em relação ao próximo. Bem o sabem as almas simples, que muitas vezes amam as criaturas com um amor espiritual; se Me amam com um amor puro e desinteressado, é também com pureza e desinteresse que amam o próximo.
É como um jarro que se vai encher à fonte: se o retirarmos da fonte para beber, depressa ficará vazio; mas se o mantivermos mergulhado na fonte, poderemos continuar a beber dele, pois permanecerá cheio. Assim é com o amor ao próximo, espiritual ou temporal: é preciso beber dele em Mim, sem outra consideração. Pois o que vos peço é que Me ameis com o mesmo amor com que Eu vos amo.
Na verdade, não sabereis fazê-lo completamente. Eu amei-vos antes de ser amado; por isso, o amor que Me tendes não é nunca uma graça que Me fazeis, mas uma dívida que Me pagais; pelo contrário, o amor que Eu tenho por vós é um favor que vos concedo sem vo-lo dever. Não podeis, portanto, retribuir-Me o amor que vos dou. Mas coloquei-vos ao lado do vosso próximo, para vos permitir fazer por ele o que não podeis fazer por Mim: amá-lo por graça e desinteressadamente, sem esperar qualquer vantagem. E considerarei como feito a Mim aquilo que fazeis ao vosso próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário