(+)Monte della Verna, 9 de agosto de 1322
Pregador dos Frades Menores, realizou uma grande obra de evangelização na Toscana. Ele então se retirou para La Verna, onde teve visões e arrebatamentos e o dom da profecia.
Martirológio Romano: No Monte La Verna, na Toscana, o Beato João de Fermo, sacerdote da Ordem dos Menores, que vivia na solidão, domando o corpo com jejuns e um admirável espírito de penitência.
A vida do Beato Giovanni della Verna é narrada também nas "Pequenas Flores de São Francisco". O Beato Giovanni della Verna nasceu em Fermo (AP) em 1259 em uma família rica. Aos dez anos foi confiado aos cônegos regulares de Santo Agostinho, mas seu desejo de uma vida retraída e penitente o levou a passar pelas fileiras dos Frades Menores.
A aspiração por uma maior solidão levou o Beato Giovanni a abandonar seus irmãos das Marcas em 1292 para se retirar para La Verna, onde recebeu o apelido de "Giovanni della Verna" por causa de sua longa residência.
Um dia, enquanto rezava, São Francisco apareceu-lhe e disse-lhe: "Eis, meu filho, os estigmas que queres ver!" e mostrou-lhe as mãos, os pés e o lado, deixando-o inundado de consolação celestial. Ele também gostava da presença de seu Anjo da Guarda. O Beato tinha grande devoção às almas do Purgatório e durante uma celebração da Missa no dia da comemoração de todos os mortos, enquanto levantava a hóstia, ele teve uma visão de uma multidão de almas saindo do Purgatório para subir ao céu.
Os últimos anos de sua vida foram dedicados à pregação, viajando pelo norte e centro da Itália, convertendo pecadores e trazendo hereges de volta ao seio da Mãe Igreja. Fazia maravilhas, tinha o dom da profecia e a penetração dos corações, lia as almas, como num livro aberto, lembrava aos penitentes os pecados que se esqueciam de confessar. O Beato João morreu em 9 de agosto de 1322. Seu culto foi aprovado por Leão XIII em 24 de junho de 1880.
Autora: Elisabetta Nardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário