Martirológio Romano: Em Valência, também na Espanha, a Beata Maria do Menino Jesus Baldillou y Bullit e companheiras, virgens do Instituto das Filhas de Maria das Pias Escolas e mártires, que na mesma perseguição sob a violência dos inimigos da Igreja foram gloriosamente ao encontro de Cristo Esposo.
A Irmã Maria Baldillou y Ballet nasceu em 6 de fevereiro de 1905, em Balaguer (Lérida), onde passou a infância e a juventude. Aos 19 anos, ingressou no noviciado escolápio de Marnou (Barcelona), onde fez a profissão em 18 de abril de 1927. Enviada ao colégio de Valência, permaneceu lá até a morte, cuidando dos afazeres domésticos; para suas colegas e alunas, foi modelo de vida inteiramente dedicada a Deus, na simplicidade e na alegria da educação cotidiana.
Tinha 31 anos quando o Senhor a chamou em 1936 e estava imediatamente pronta para o encontro definitivo com Ele.
A Irmã Presentación Gallén y Marti nasceu em 20 de novembro de 1872, em uma família onde a bênção de Deus era abundante; suas quatro filhas se tornaram religiosas, três escolápias e uma Filha da Caridade. Com sua irmã Josefa, concluiu o noviciado em San Martín de Provensals e emitiu sua profissão aos 20 anos, em 30 de agosto de 1892.
Trabalhou por sete anos no Colégio Olesa, em Montserrat, e depois foi destinada ao de Valência, onde permaneceu fiel e trabalhadora por toda a vida.
Simples e modesta, humilde e prestativa, sua característica era o espírito de sacrifício; quando entregou a vida e enfrentou o martírio em 1936, tinha 64 anos.
Irmã Maria Luisa Girón y Romera nasceu em 25 de agosto de 1887, em Bujalance (Córdoba). Estudou no Colégio Escolápio da mesma cidade e, em 1916, ingressou no Noviciado de Carabanchel, onde fez a profissão em 31 de março de 1918.
Passou a maior parte de sua vida religiosa na distante Cuba e, depois, de 1934 a 1936, entre as meninas de Valência, onde se destacou por seu espírito andaluz. Sempre com um sorriso nos lábios e uma serenidade admirável, respondeu ao chamado do Senhor em 1936, quando tinha 49 anos e havia feito sua 18ª profissão.
A Irmã Carmen Gómez y Lezaun , nascida em Eulz (Navarra) em 27 de julho de 1869, obediente ao chamado do Senhor, ingressou no noviciado de Carabanchel, onde fez a profissão em 8 de setembro de 1895 e no mesmo dia foi destinada ao grande Colégio de Valência.
Permaneceu ali por 41 anos, conciliando trabalho e oração na intensa vida escolápia; Ela transformou sua loja, onde havia um constante ir e vir de alunos e pais, em uma Betânia onde a presença do Senhor era sentida. Ela foi morta aos 67 anos.
Irmã Clemencia Riba y Mestres , nascida em 8 de outubro de 1893 em Igualada (Barcelona), era aluna do Colégio administrado pelos Escolápios, em cuja Congregação ingressou aos 26 anos, em 1918.
Após uma breve estadia na Casa de Zaragoza, foi destinada ao Colégio de Valência; Ela era uma irmã amorosa para todos, uma mãe atenciosa para os alunos.
Levada com os outros para a praia de Saler, foi martirizada aos 41 anos.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário